Como me autoajudar?

Feita por >Rosana · 17 jan 2018 Teste de personalidade

Hoje tive o diagnóstico do psiquiatra e psicóloga da minha filha de 36 anos. Ela tem T.P.H

Em cima disso, descobri q tenho também. Fui mãe imatura. Marido abandonou com nossas duas filhas pequenas (7 e 4 anos).

Tenho disposição e muita vontade para me auto ajudar para ajudar minha filha, pois me sinto culpada.

Como posso controlar esse transtorno de personalidade H? Estou sem condições no momento de pagar uma terapia.

Enqto aguardo vaga mo caps da minha cidade, podem me orientar,por favor? Estou disposta a seguir a risca todas as orientações, para redimir meu erro em relação a criação amorosa com ela. E também me contracho que minha segunda filha ( a caçula ), também tem TPH. Estou muito triste e me sentindo muito culpada.De onde se inicia esse problema? Falta de amor na infância?

A melhor resposta 18 JAN 2018

Rosana, eu entendo como deve estar se sentindo, mas não é uma doença grave, embora traga prejuízo para ela nas relações, é algo que ela pode conviver e ter uma vida normal. A terapia vai ajuda-la a lidar melhor com os comportamentos e sentimentos dela. Não existe uma causa determinada para transtornos de personalidade, acredita-se que existe um componente genético associado a questões das relações na infância. O que você pode fazer é continuar sendo uma boa mãe para ela, mas o seu relato passa muita ansiedade, vontade de cuidar e se redimir dos erros do passado, e isso é perigoso, porque pode sufocá-la. Então seria bom se você fizesse terapia também. Em toda faculdade de psicologia, existem clínicas escola que fornecem atendimento gratuito. Busque na sua cidade. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

18 JAN 2018

Olá, Rosana.
Pouco se sabe sobre as causas do thp, mas procure se acalmar.
Você está no caminho certo, buscando ajuda, não sei se na sua cidade tem faculdade de psicologia, se tiver pode se inscrever para fazer terapia lá também, que normalmente o atendimento é gratuito.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo