Como lidar com um namorado sociopata?

Feita por >ester · 18 ago 2019 Transtornos personalidade

Meu namorado é sociopata diagnosticado no final da infância e ficou sabendo agora depois dos 18 anos mas já sofria com o transtorno antes de descobrir.
Queria entender melhor e saber como devo lidar com ele.
Ele não é agressivo nem perigoso, apenas tem dificuldades emocionais, tais como simular que gosta do pai, rir e parecer feliz na frente dele, quando na verdade, ele odeia o pai, pois foi o principal causador do transtorno por fazer tortura psicológica com ele a infância toda.
E ao contrário do que li em alguns sites ele não é manipulador, perigoso, egoísta e narcisista. Ele realmente faz muita simulação pro pai e pro chefe abusivo dele. Ele também demonstra certa frieza em determinados casos e, comigo, demonstra uma sinceridade absurda, muitas vezes acaba até magoando mas ele não percebe devido á dificuldade de sentir empatia. Com as outras pessoas ele usa diversas máscaras.
Eu li uma matéria de que sociopatas conseguem amar dependendo do grau da doença, mas isso não os impedem de manipular a pessoa amada. foi uma matéria muito vaga e superficial, praticamente publicada pra atacar as pessoas com o transtorno de personalidade, só falava que sociopatas não prestam e informação que é bom, nada. Por isso queria entender melhor.
Bom, nós estamos namorando a 2 anos e recentemente estamos morando juntos, lutamos muito pra conseguir ficar juntos por vários motivos e o único jeito da gente ficar junto foi ficando noivos. Temos uma história de luta pra ficar juntos e eu sei q ele me ama mesmo tendo sociopatia e eu entendo e continuo o amando. Também tenho problemas psicológicos e nós cuidamos um do outro e respeitamos o problema do outro, mas de vez em quando temos algumas discussões e eu queria saber a melhor forma de lidar com isso pra gente conseguir viver bem.
Ao contrario do que li em todos os sites que abri, não vou terminar com ele só porque ele descobriu que tem problema. Eu o amava antes e vou amar agora também, ele não me manipula, não me maltrata, cuida de mim como qualquer pessoa que ama a outra faz, só é muito sincero e demonstra frieza quando fala de algo que não gostou, não demonstra muita empatia quando me magoo com sua sinceridade.

A melhor resposta 19 AGO 2019

Olá Ester 00! Grato por participar. Vamos tentar situar as coisas a partir de outro ponto central: quem tem um problema não é um problema. Diagnósticos certos, líquidos, puros, imutáveis, permanentes, são formas que fazem com que não vejamos os avanços modificações, tão comuns em questões psicológicas. Que tal pensar em vez de sociopatia, a busca por entender como é a pessoa inteira? Ver em quais direções as mudanças dela estão caminhando? Que tal analisar mais profundamente a você e a ele:é provável que encontre outras qualidades melhores e diferentes. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Ary Donizete Machado.