Como lidar com ser madrasta?

Feita por >Bruna Santos Torquato · 4 out 2017 Terapia familiar

Olá,

tenho 25 anos e casei faz poucos meses com meu marido depois de 3 anos de relacionamento (casamos por motivos de documentação e cidadania, principalmente).

Ele tem uma filha de 5 anos que mora com nós dois (a mãe biológica ve ela 2 dias cada 15 dias) desde os 2 anos (anteriormente ele morava com a mãe dele, que ajudava em tudo). A efeitos práticos, eu sou a mãe dela pois faço todas as tarefas diárias compartilhadas com o pai e educo e acompanho toda a educação e dia a dia dela. E também sou eu quem deixo de aproveitar momentos íntimos e a sós com meu casal por ter uma criança em casa que ainda não dorme sozinha e é dependente.

Às vezes sinto que estou perdendo o tempo com ele porque no futuro essa mulher vai voltar para a vida dela com tudo e todo o trabalho que eu fiz com a criança vai ser em vão, agora ela não quer criar ela porque prefere viver a vida de solteira e festar. Sinto muito insegurança e ciúmes em que a criança nunca valorize o que eu faço por ela e agora- a pesar de termos uma ótima relação- ela disse que gosta das duas por igual. Como pode ser? Tenho que me acostumar a ouvir isso? Não penso mimar ela só para ela me amar mais pois em casa existem regras para todos (e se fosse minha filha biológico acredito que faria o mesmo). Eu sei que ela gosta de mim, me chama de mamãe mas sinto muito ciúmes do fato dela ter o mesmo carinho pela mãe dela sem ela fazer nada pela criança e isso está me fazendo duvidar se continuar com o relacionamento com o pai dela ou não (amo ele mas também penso em mim). Obrigada pela ajuda.

A melhor resposta 6 OUT 2017

Oi Bruna,
O ciume aparece quando nos sentimos inseguros com nós mesmos, quando não nos achamos capazes ou merecedores de algo. O carinho, amor e vinculo com essa criança será para vida toda, mesmo que voces se separem por algum motivo.
Aconselho a procura de um (a) psicólogo (a) próximo a você.
Abraços

Psicóloga Raquel Gonçalves Ribeiro Psicólogo em São Paulo

21 respostas

6 OUT 2017

Amiga Bruna, tudo que você fizer de bem sera de grande valia para a criança e para o seu marido parceiro . Você tenta ver o lado bom das coisas o carinho , o sorriso, o abraço da criança que esta do seu lado. Isso nos faz viver e relembrar o nosso tempo de criança. Seu amigo parceiro ou marido não vai te abandonar se você for aquela pessoa especial em todos os momentos e você procura sentir bem ao lado dele. tenha uma família amiga ,unida e com carinho. Se você não conseguir se quiser me procure. Abço psicologa Maria Jose P. Silotti

Psicologia Silotti Psicólogo em Belo Horizonte

30 respostas

5 OUT 2017

Bom dia Bruna,

Compreendo sua situação, já que não planejou ou escolheu uma gestação, mas teve um bebê, que por outro lado tem outra mãe. A primeira coisa que percebo é que és uma mulher forte, que tomou a responsabilidade para si de uma criança pequena. O ciúme é natural, já que vê o que faz e o que a mãe biológica não faz e o "amor é o mesmo" segundo a criança. Sugeriria que você apronfudasse esta questão em terapia para que não venha atrapalhar seu relacionamento, como você mesma colocou. Busque ajuda para se fortalecer psicologicamente.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

5 OUT 2017

Boa noite Bruna.
Em algumas situações é natural nos sentirmos em conflito. Sugiro que procure uma psicóloga em sua cidade para lhe ajudar a trabalhar algumas questões, e encontrar possibilidades de lidar com tudo isso da melhor forma possível.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

4 OUT 2017

Olá Bruna, grata pela confiança.
Percebo muita dor em você e conflitos interpessoais que antecede esta criança que precisam ser trabalhados numa psicoterapia para que você possa se fortalecer e superar toda essa insegurança e carência de atenção absoluta. Oriento-a a procurar ajuda de um psicólogo em sua cidade já que há um sofrimento psicológico que interfere o seu cotidiano pessoal e familiar.
Att. à psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife