Como lidar com os traumas de uma pessoa adotada?

Feita por >Gaby · 17 fev 2019 Traumas

Minha namorada foi adotada, mas há pouco tempo descobriu a família biológica. Ela os ajudou financeiramente. Comprou móveis e eles venderam tudo. Ela tem muitos traumas e quando bebe começa chorar e desabafar, fica muito carente e se exauta fácil. Minha pergunta é como lidar com isso?

A melhor resposta 18 FEV 2019

Olá, Gaby. Como vai?

Se trata de uma situação complexa em diversos níveis, tanto pra você quanto pra ela.
Penso ser muito difícil dar uma posição mais assertiva e segura em relação a isso por aqui, dadas as limitações naturais de uma comunicação como essa e da escassez de detalhes e informações sobre a questão.
Acredito que uma conversa onde você se disponibilize a estar junto dela e exponha o seu intuito em ajudar, já pode ser de grande valor. Bem como expor um pouco sobre a sua visão de que ela precisa de cuidados.
Sendo assim, penso que a forma mais adequada de ajudá-la é recomendar que ela busque por ajuda de um profissional, de modo que ela possa olhar de maneira mais adequada para essa situação e possa desenvolver recursos e meios mais apropriados para lidar com tudo isso.

Se precisar, conte comigo. Até mais.

Michel Simōes

Psicólogo Michel Simões Psicólogo em Ribeirão Preto

72 respostas

24 MAI 2019

Ser adotada é uma situação realmente complicada, mas acho que você deve passar por psicoterapia para refletir e se conhecer melhor

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

19 FEV 2019

Bom ter o seu contato Gaby!!!

Sugiro que procure um(a) profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, um trabalho direcionado especialmente para psicotraumas.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba