Como lidar com o meu marido?

Feita por >A que procura ajuda · 1 jun 2016 Terapia de casal

Sou casada há 8 anos, tenho uma filha de 2 anos, meu marido está desempregado desde o começo deste ano.

Eu trabalho e ele que cuida da nossa filha no período da tarde. Ele me cobra muito, por tudo o que deixo de fazer, tanto dentro de casa, com comida, e várias vezes ele já conversou comigo pelas coisas erradas que faço, eu concordo com ele que realmente eu erro, tento melhorar, mas quando alguma coisa sai errada da minha parte ele cobra tudo de novo. Ele sempre fala que eu esqueço, que não presto atenção, e se eu respondo os motivos ele diz que é justificativa, e quando não falo nada, ele diz que nossa conversa é um monólogo. Não sei o que fazer, nem como agir....

A melhor resposta 1 JUN 2016

Ola!
Parece que você está passando por um momento muito estressante, além de ser mãe e trabalhar precisa lidar com diversas questões da casa e da vida cotidiana e receber diversas críticas.
Não somos e nunca seremos perfeitos ao exercer algum papel, seja de esposa, de mãe ou profissional. Lidar com as imperfeições sejam elas nossas ou dos outros é sempre um desafio, por isso pode ser benéfico você compartilhar como se sente com seu marido ou no processo de Psicoterapia, para se autoconhecer e dividir esta carga que está carregando sentindo.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

1 JUN 2016

Bom dia! Pelo seu relato pode haver pequenos desgastes que por várias causas e sintomas precisam ser compreendidos e bem conhecidos primeiramente individualmente. A insatisfação quanto aos pequenos comportamentos podem se intensificar principalmente quando há uma dificuldade de comunicação do casal.
Nestes desentendimentos, ambos constroem muros para se defender um do outro, sem possibilitar alternativas de conversa e negociação. A comunicação fica prejudicada e na falta do diálogo ambos passam a deduzir o que o outro quer, pensa ou sente.
O distanciamento, as críticas e a distorção passam então a ocupar um grande espaço na relação.
É neste contexto, que o psicólogo auxilia na compreensão desta dinâmica conjugal, a fim de possibilitar novos rumos, conversas, contatos, responsabilidades e sentimentos para a relação.
É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Nos relacionamentos seja de namoro ou casamento ou união estável, é importante percebemos que estamos diante de duas pessoas com valores, vivências, histórias de vida, culturas, religiões, modos de pensar, sentir e viver diferentes, que se relacionam. Você já ouviu falar sobre Terapia de Casal? A Terapia de Casal permite esta percepção e conversa para que juntos possam se conhecer um com e no outro! É preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro