Como lidar com o estado maníaco da bipolaridade?

Feita por >Lulu · 12 jul 2021 Transtorno bipolar

Tenho bipolaridade e á cada dia ela piora mais, meus estados maníacos não tem muitos padrões, porém um dos poucos é o nojo e raiva excessivos que eu sinto do meu amigo. Tenho muitos amigos, porém esse meu amigo já foi algum dia alguém importante pra mim, hoje em dia quando eu fico bravo eu sinto muita raiva, nojo, desprezo e asco somente dele. Não sei porque e isso me deixa muito triste. (Para contextualizar mais sobre minha bipolaridade: fazem anos que eu não sinto empatia direito, nunca mais senti sono e culpa, perdi coisas básicas para ser considerado humano e não consigo me segurar NUNCA quando sinto coisas negativas, já cheguei à enfiar uma faca no meu joelho para conseguir me parar quando estava em mania... Não sei se consigo melhorar)

A melhor resposta 15 JUL 2021

Lulu, conseguir melhorar vc consegue, mas precisa de tratamento, psicológico e psiquiátrico com medicação para reduzir os efeitos da mania e da depressão.
Faça terapia. Vai ser importante p vc.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 JUL 2021

oi! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que vou lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 JUL 2021

Olá Lulu! Grato por escrever. Os dados que você escreveu precisam ser completados com maior detalhamento. Pode ser que bipolaridade não seja adequada a melhor explicação para os comportamentos que você descreveu. Quanto a nojo de amigo, é muito frequente as pessoas mais íntimas virarem objeto de explicações, limitadores e frustrações experiencias em compartilhamento de vivências, gerando nelas fundamentos (emocionais) para os limites pessoais.
Será muito importante você poder passar por uma caminhada científica com um psicólogo. Cabe alertar que precisará vir com mente aberta, persistência, muita persistência e disciplina.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de uso falso-político e falso-reliogoso da doença - Covid-19 - considerando seus índices gravíssimos, sigamos os caminhos da Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

13 JUL 2021

Olá Lulu.
Grata por sua participação aqui.
A bipolaridade exige tratamento médico regular para que as doses dos medicamentos sejam ajustadas com frequência. É um transtorno vitalício, porém, muitas vezes a pessoa se descuida com as dosagens ou abandona o tratamento por achar que está curado. Mas as consequências e danos por esse comportamento podem inclusive por a sua vida e de outros em risco e/ou causar danos irreversíveis nos seus relacionamentos. Para evitar que chegue a esse ponto traumático para sua própria vida e para os demais é necessário o acompanhamento do psiquiatra e do psicólogo. São esses dois profissionais que juntos com você poderão reverter essa situação. Você precisa estar aberto ao tratamento com medicamentos e ao processo da terapia que exige engajamento e tem objetivos no geral à longo prazo. Você precisa ter humildade para pedir ajuda e se comunicar como o fez aqui, se engajar com afinco na terapia e também, seguir à risca as prescrições do médico.
Procure também alguma Associação ou grupo de apoio na sua cidade que preste apoio em grupo para transtornos mentais e que inclua a bipolaridade.
Fico à disposição.
Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

13 JUL 2021

Lulu,
Teu problema não é a bipolaridade!
Teu problema é cair fora do controle automático.
Voce não é autônomo nas tuas escolhas e decisões o que te deixa a mercê dos outros, do comando interno, do ego, do que aprendeu.
Outros estão guiando voce.
Precisa fazer psicoterapia para descobrir quem realmente é, qual a tua identidade e como voce se enxerga.
Bipolaridade é um título, um diagnóstico colocado para justificar a conformidade... não acredite nele.
O nojo, a raiva, desprezo que sente por outros, são condicionamentos internos que voce deve se livrar.

5817 respostas

13 JUL 2021

Procurar um tratamento psiquiátrico juntamente com um processo psicoterapico ajudará bastante

Frederico Monte Psicólogo em João Pessoa