Como lidar com minha mãe idosa, que afasta as pessoas que a amam?

Feita por >Renata · 16 jul 2018 Psicologia social

Olá! Minha mãe criou a mim e a meus irmãos com amor, carinho e tudo de bom. Mas, depois que ficamos adultos e ela aposentou, ela meio que pirou, só cobra da gente, só reclama, nada está bom, não nos respeita, quer mandar... Enfim, é extremamente difícil ficar com ela. Outras pessoas ela trata bem, mas conosco e com meu pai não há o menor respeito! Meus irmãos meio que já se afastaram (meu irmão caçula ficou desempregado e deprimido de tanto ela humilhá-lo, e minha irmã apanhava do namorado e ela dizia que a culpa era da minha irmã) e tentam se achar na vida. Eu passei 35 anos tentando agradá-la, mas depois que tive meu filho a situação ficou insuportável, parece que ela me odeia porque eu não a obedeço na criação dele!!

A melhor resposta 6 AGO 2018

Boa noite, Renata com a aposentadoria vem junto o envelhecer e para muitas pessoas é uma etapa difícil da vida, pois nessa etapa se é esperado que esteja tudo em ordem, filhos criados e encaminhados na vida, cada um vivendo tranquilamente só que, pelo o que você relata não está acontecendo assim para a sua mãe e consequentemente se você se colocar no lugar dela vai pelo menos ter uma ideia do momento em que ela está vivendo.
Renata você não informa no seu relato se todos moram juntos, sim ou não? Você e seu filho, seu irmão, irmã, pai e mãe todos juntos? Todos filhos adultos morando com os pais além do neto.
Então seu relacionamento com sua mãe é conflitante convivendo com ela,ouvindo as reclamações e cobranças, falta de respeito, já pensou em mudar tudo para que sua mãe mude também a maneira de tratá-los? Outra perspectiva: quero que reflita se você fosse sua mãe o que faria? O que iria querer viver ao se aposentar depois de anos de trabalho, de filhos criados e adultos. O que? Quais as opções?
Se depois de refletir e tentar mudar o que não está funcionando não evoluir para uma convivência familiar tranquila, sugiro que procure uma terapeuta familiar para ajudá-la e consequentemente a todos os membros da família a compreender, entender seus sentimentos, emoções e pensamentos, se conhecer melhor saber qual o papel de cada um dentro do contexto familiar, para melhor convivência familiar e qualidade de vida todos merecem principalmente sua mãe, merece aproveitar a aposentadoria tranquila e feliz na vida. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador