Como lidar com minha mãe?

Feita por >ugo · 11 jun 2014 Terapia familiar

Eu nunca fui um filho problemático, sempre estudei, faço faculdade, trabalho, tento ajudar dentro de casa quando possível, pois meu tempo e um pouco escasso. Tento sempre fazer o que ela quer para evitar conflitos, mas ela se demonstra sempre insatisfeita, reclama sempre de coisa pequenas sem necessidade e fica sempre tentando me prender em casa para ficar próximo dela, com isso acaba me sufocando.

A melhor resposta 2 SET 2014

Olá Ugo!

Podem existir diversos fatores ligados a este comportamento da sua mãe, muitas vezes fatores que não imaginamos que possam interferir em nossas relações, mas eles estão ali. A psicoterapia sem dúvida nenhuma auxilia na descoberta destas interferências.
Mas inicialmente sugiro que você reflita sobre a qualidade do seu tempo em casa/com sua mãe. Você aproveita os momentos juntos, presta atenção nas conversas entre vocês, realmente está presente nestes momentos?

Espero ter ajudado.
Abraços

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

21 JUL 2014

Olá Ugo! Conforme seu relato, o que pode estar acontecendo é que o tempo dedicado a família pode estar sendo insuficiente para os desejos de sua mãe. Ela pode estar apenas pedindo um pouco mais de atenção. Quando ficamos mais velhos é natural surgir certas carências em vários âmbitos da vida, principalmente familiar.
Acredito que com o mesmo tempo que disponibilizas a ela, poderás tentar mudar uma coisa, a qualidade deste, fazendo com que esse tempo seja vivido de forma mais intensa. Quando a atenção é dada integralmente, a pessoa não sente falta.
Escutar e dialogar são formas saudáveis de interação com os pais. Quem sabe esta hipótese esteja correta? Não custa tentar!
Abraços,
Katia

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

23 JUN 2014

Ugo, boa noite. De fato, relacionamento interpessoal nem sempre é fácil, especialmente quando se trata de relações tão próximas como as familiares. Aí precisamos de um esforço redobrado para que tudo ocorra adequadamente. Você sempre foi um bom filho, como diz, porém sua mãe demonstra insatisfação com tudo. Isso demonstra que ela pode estar com alguma dificuldade em gerir a própria vida e não se sente feliz, por falta de outros relacionamentos ou atividades que preencham e dêem sentido à vida dela. Assim, é fundamental que você busque conversar com ela o mais francamente, porém, com muito amor, expondo o que está realmente lhe incomodando e ouvindo-a também. Porque só assim poderemos cuidar das relações familiares que são tão valiosas para nós. Se isso não for possível, busque um profissional que possa ajudá-los. Boa sorte!

Psicóloga Martha Veloso Psicólogo em Salvador

8 respostas

20 JUN 2014

Ola Ugo,
Relações interpessoais são sempre complexas, principalmente se tratando de mãe-filho(a).
Penso que você deva expor para ela como se sente diante das atitudes dela. Pois talvez ela não esteja se dando conta que tem te sufocado desta maneira. Com uma conversa franca, vocês talvez consigam colocar um para o outro as razões que os angustiam e resolver este conflito não dito.
Caso isto não resolva, seria indicado buscar ajuda profissional.

Sucesso!

Sabrine Fernandes

Psicóloga Sabrine Fernandes Psicólogo em Juiz de Fora

5 respostas

16 JUN 2014

Olá Ugo,
Tentar conversar e explicar como você sente quando ela reclama tanto ou quando ela quer que você fique o tempo todo, não ajuda?
Você não consegue ter uma comunicação sincera?
O melhor seria justamente caminhar nesta direção, o diálogo. Se isso não é possível, vocês podem acabar se afastando.
Sua mãe tem outras pessoas amadas com quem dividir sua vida? Ela tem outras atividades e interesses?
Talvez sua mãe esteja centrada demais na sua vida e sua companhia, se esse for o caso, você vai precisar por alguns limites, com carinho e com firmeza para conseguir ter tempo para você.

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

12 JUN 2014

Ugo, bom dia!
Eu o entendo, porém, para lidar com essas questões e conseguir administrar melhor, se faz necessário que se obtenha autoconhecimento, que conheça melhor a si mesmo. Com a psicoterapia conseguirá isso e, consequentemente, poderá lidar melhor com estes problemas.
Para mais informações fico à disposição para agendarmos uma entrevista inicial.
Atenciosamente,
Natalia Castanha
Psicóloga

Natalia Castanha Psicólogo em Mogi das Cruzes

4 respostas

12 JUN 2014

Relações interpessoais são complexas. Somos todos diferentes e se essas diferenças não são bem administradas geram conflitos maiores. Para entender suas dificuldades com sua mãe teria que conhecer melhor sua história. Mas sugiro que você tente estabelecer uma comunicação mais clara e verdadeira com ela, questionando-a. Boa sorte!

Terapia Domiciliar Kátia Saraiva Psicólogo em Porto Alegre

4 respostas

12 JUN 2014

Olá!
Pelo visto, você tem se esforçado e a situação o tem angustiado. Sugiro, então, que procure ajuda profissional, pois este junto com você encontrará alternativas para que você possa lidar melhor com a situação. O ideal, se sua mãe aceitar, seria uma terapia de família.
Boa sorte!
Angélica Vitoriano

Consultório De Psicologia Maria Angélica Vitoriano Psicólogo em Salvador