Como lidar com as drogas?

Feita por >Yuri · 18 jul 2016 Drogas

Meu irmão é úsuario e eu não sei como lidar com isso...

A melhor resposta 21 JUL 2016

Boa noite Yuri,
Você formulou sua questão tão rapidamente. Vou te fazer outra pergunta: Você quer realmente lidar com isso?
Com qual parte do seu irmão vc ainda quer lidar? Com o seu irmão ou com a parte em que ele é reduzido a usuário de drogas?
Você, que não está sabendo lidar com esta situação, pode expor isso para ele: "Olha, vc é meu irmão, amo vc, mas não sei lidar com isso. e nem quero aprender. então quando usar, por favor, se afaste".
Enfim, pense e veja com o que realmente não sabe lidar. E veja se realmente quer lidar com isso. Se quer que ela seja alguém que, no momento, ele não é. Pois, por pior que seja, o uso da droga traz, em si, uma escolha sim. Mesmo que seja para não fazer mais escolhas.
Você, que não é usuário, pode escolher também.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

28 JUL 2016

Drogas não é um problema fácil, afeta a família, as relações, trabalho, escola, enfim. Seu irmão já buscou tratamento? Mesmo se não tiver buscado ele aceita tratamento ou afirma que não é dependente e nega o problema? Além disso nem sempre mostrar o dependente os danos que ele está causando a si e a família funciona. O que pode ser feito é um acolhimento junto a família, para que possa conscientizá-lo do problema. É bem complicado buscar um profissional se não há aceitação do tratamento. Você pode se informar melhor nos serviços de saúde da sua cidade, NASF ou CAPS Ad. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

22 JUL 2016

Olá, Yuri.
A busca por orientação sobre o uso de drogas é importante tanto por parte da família do usuário como do próprio usuário. No momento o que estou percebendo é que você é a pessoa que quer orientações, não teu irmão. Você pode obter informações junto a uma equipe especializada em tua cidade como em um CAPSad ou solicitar equipes de Consultório de Rua / Agentes de Redução de Danos. Algumas informações são importantes você ter em mente para dialogar com os profissionais e entender teu irmão como: qual é a droga que ele usa; a idade dele; o tempo que tem contato com a droga; com que frequência ele faz o uso, o como esse uso está interferindo na vida da pessoa (inclusive dos membros da família)...essas questões ajudam o profissional entender a relação da pessoa com a droga (uso recreativo, problemático ou abusivo) e a importância dela na vida da pessoa que usa (usuário). Só assim será possível dar as devidas orientações. Muitas vezes o uso de drogas é algo passageiro e outras muitas pode levar à dependência, mas há um espaço enorme entre essas duas realidades. Você se apropriando de informações específicas vai aprender a lidar com tuas angustias e, assim, com o teu irmão (não com a droga, certo?). Bem...querendo tirar mais dúvidas fique à vontade para entrar em contato.
Atenciosamente:
Elida Nascimento - Psicóloga Clínica

Elida Nascimento Psicólogo em Recife

13 respostas

21 JUL 2016

Olá Yuri!
É importante que você agende uma consulta para o seu irmão com um médico psiquiatra - ele poderá fazer uma avaliação verificando a necessidade de tratamento medicamentoso para conter alguns impulsos e dependência química do organismo e até mesmo averiguar se é necessária a internação.
O médico poderá fazer o encaminhamento para que seu irmão realize também acompanhamento psicológico que será fundamental neste processo.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 JUL 2016

Boa tarde, Yuri.
Ao invés de julgar, o melhor é oferecer apoio e mostrar o quanto se preocupa com ele. Mantenha sempre aberto o canal de comunicação entre vocês, para que ele se sinta seguro em procurar sua ajuda. Procure profissionais que trabalhem com essa demanda para que possa obter mais informações sobre como agir e o incentive a falar sobre o vício, um psicólogo especializado nessa área será de muita ajuda.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

19 JUL 2016

Bom dia Yuri, não sei qual a idade de seu irmão. Existem fases na vida que são mais difíceis, mais confusas e algumas pessoas têm mais dificuldades de lidar com suas emoções nestas fases.
Acredito que buscar atividade prazerosas e que ofereçam algum objetivo de vida, sempre ajuda e pode abrir mais possibilidades e alternativas para o enfrentamento de situações críticas e difíceis de lidar. Quando vemos uma luz no final do túnel, encontramos motivo e força para procurar ajuda profissional para enfrentarmos nossas dificuldades com mais propriedade. Também ajuda a não nos sentirmos só nessa empreitada.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

19 JUL 2016

Olá, Yuri.
Seu irmão, como a maioria dos adictos, deve estar sentindo um grande vazio interior que não consegue preencher sozinho.
Entorpecentes de qualquer tipo "amortecem" sentimentos negativos e autodepreciativos que podem ser percebidos de fora como rebeldia sem causa.
Apoie seu irmão, incentive-o a fazer atividades e a participar de sua vida.
Num primeiro momento é o que pode ser feito.
Quando ele perceber que existe saída, ele mesmo poderá querer sair desse circulo vicioso e pedir sua ajuda.
Abraço,

Celso Martins Psicólogo em Curitiba

23 respostas

18 JUL 2016

Boa tarde Yuri,
Primeiramente converse com ele, tente descobrir a quanto tempo faz uso da substância, também procure não julgá-lo, diga que está disposto a ajudá-lo a deixar o vício.
Caso não consigas essa aproximação procure dispositivos disponíveis no sistema de saúde, como CAPS AD, por exemplo.

Espero ter ajudado!

Att.
Rivaldo Yagi

Psicólogo Rivaldo Yagi Psicólogo em Itajaí