Como lidar com a separação, quando na relação existem filhos?

Feita por >Luiz Augusto Venancio Dos santos · 22 mai 2021 Separação

Separei da minha esposa recentemente com a Decisão de ambas as partes. Nossa filha tem 1 ano e 9 meses, depois da separação é normal que a pessoa tentar esquecer da outra não tendo mas contado. Na minha situação tenho que ter contato com minha ex esposa pra falar assuntos relacionados a nossa filha, é muito doloroso pra mim pq ainda sinto falta dela. O que fazer diante essa situação?

A melhor resposta 23 MAI 2021

Olá Luiz. Sobre a separação, é normal que você se sinta mal ainda ao ver sua ex esposa pois vocês tiveram uma historia importante e têm um laço eterno, que é a filha de vocês. Por isso é compreensível que não seja fácil e nem tenha como não ter contato. Mas o importante é você focar em você, em se cuidar, em se olhar e buscar uma rede de apoio, e se possível, uma terapia para esse momento tão difícil. E sempre que possível, lembrar a sua filha que a ama e que nada entre essa relação "pai e filha" irá mudar. Mesmo que ela seja um bebê, em algum momento ela perceberá que você não estará mais ali o tempo todo entao por isso sempre deixar claro que continuará sendo o pai dela e que sempre estará disponível a ela.

Psicóloga Ana Victória Andrade Psicólogo em Belém

1 resposta

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 MAI 2021

Luiz Augusto,
Primeiro voces tem que conversar porque deu certo a relaçao até o momento do rompimento e porque não foi mais posspivel continuar. Isto é importante para poder fechar este ciclo. Caso contrário, ele contnua aberto e causando dor.
Na história de voces, tem uma filha e esta faz parte desta construção. Isto ninguém apaga. Por isso o diálogo entre voces vai continuar e pode continuar sem ágoas, sem rancores, sem raivas, um apostando na felicidade do outro. Apenas que não foi possível continuar juntos e está tudo bem Então precisam aprimorar o diálogo.
Enquanto um sentir raiva do outro ou rancor, ou mágoa é sinal de que não está resolvido, que a brasa continua queimando.
Só depois disso é que é possível um novo relacionamento.

5817 respostas

23 MAI 2021

Bom dia Luiz.
Vc não diz o tempo que passaram juntos, é normal sentir falta, inclusive da criança.
O convívio é construído gradativamente, com a separação acontecem várias perdas, na psicologia associamos com lutos.
Se estver muito difícil superar sugiro um apoio psicológico breve.
Estou à disposição.
Célia Jovanka

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

23 MAI 2021

Olá Luiz Augusto! Grato por citar. Falta contextualizar a situação. A separação ocorreu porque vocês, ou pelo menos, um de vocês, entendeu que era necessária. É momento de ter sabedoria de ambas as partes (você e a mãe da criança), para vivenciar energias positivas no cuidado com a criança, mantendo a essência predominante sobre as coisas do mundo. A essência envolve amizade, afeto, respeito, alegria, dedicação, persistência, esforço educativo, acolhimento, ajuda mútua, dentre outras qualidades.
A passagem do tempo, o amadurecimento, a busca de entendimento desse fato como contexto de vida, direcionado para aprendizagem e desenvolvimento, poderá representar a elevação humana dos três envolvidos: você, filha e a mãe dela.
Há muitos casos de pais que se separam e conseguem viver a nobreza de propiciar aos três uma troca colaborativa, harmônica e enriquecedora.
Não transforme nem alimente que sua filha seja transformada em elemento de disputa e desarmonia. Ame com coerência.
Será recomendável que você converse mais profundamente sobre essa questão com um de nós, psicólogos.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

23 MAI 2021

Boa noite, a situação deve ser realmente difícil p vc pq vc sente falta da outra pessoa.
Talvez tentar transformar esse sentimento em amizade.
Faça terapia . Aprenda lidar com a situação e suas emoçõe
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 MAI 2021

Boa noite,
Uma separação tem um tempo para ser dissolvida, é normal você ainda gostar, existiu um vínculo afetivo.
Acolha-se e permita sentir esse rompimento.

Camila Ferreira dos Santos Psicóloga Psicólogo em Conselheiro Lafaiete