Como lidar com a morte da minha mãe?

Feita por >Tania · 23 mai 2016 Luto

Olá! Tenho enfrentado problemas em superar a morte de minha mãe. O que devo fazer?

A melhor resposta 23 MAI 2016

Olá! Segundo seu relato, é compreensível o seu sofrimento emocional. Lidar com o luto ou a morte de um ente querido, é bastante difícil. Mas não é um processo que pode se determinar tempo para superação, até porque passamos pelas fases do luto. Essas fases não necessariamente precisam seguir uma ordem mas são elas: NEGAÇÃO, RAIVA, BARGANHA, DEPRESSÃO E ACEITAÇÃO. Essas diferentes são etapas que infelizmente todos nós estamos sujeitos a enfrentar. Oriento que busque a ajuda de um profissional, para que possa colocar na fala a angustia e o que sente nesse momento.
Fico a disposição para mais informações!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

26 MAI 2016

Oi Tânia. Você perdeu alguém muito importante, sua mãe. O luto faz parte desse processo e é importante que consiga viver essa dor, esse sentimento. Leva um certo tempo para se elaborar a perda. Fazer terapia poderá te ajudar a passar por tudo isso de forma que não se sintas sozinha, conseguindo assim seguir em frente, levando contigo a saudade sem o sofrimento. Paz e bem!

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

24 MAI 2016

Boa tarde Tania, não sei há quanto tempo você perdeu sua mãe, não sei se você já é mãe, qual a sua idade. Mas, independente de qualquer coisa, lidar com a perda não é fácil. Mãe é uma pessoa especial para todos nós, independente da fase de vida que estamos. E perder uma pessoa especial é bastante doído.
Infelizmente a morte foge totalmente do nosso controle, e nos sentimos impotentes e pequenos.
O que posso lhe orientar é buscar mesmo um bom profissional, que lhe ajude a lidar com seus sentimento diante da perda, que lhe ofereça um ambiente propício para encontrar alternativas de como reagir a tudo que está passando. Você vai, com certeza, encontrar a sua forma de lidar com essa perda. Espero ter lhe ajudado. Abraço.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

24 MAI 2016

Olá Tania,
Quando seres tão amados e com quem temos um vínculo de gratidão intenso nos deixam, ficamos sem chão e sem esperanças.
Um profissional de psicologia poderá ajudá-la a superar a fase inicial e retomar sua vida, mas podem restar cicatrizes dessa perda que seguirão com você, talvez por toda a vida.
No final do século passado e início deste, duas descobertas trouxeram alívio para milhões de pessoas que passam pela dor emocional.
Hoje, no Brasil e no mundo inteiro, profissionais habilitados em Brainspotting e EMDR resolvem essas sequelas em poucas sessões e você ganha, além do tempo e dinheiro economizados, uma vida plena e em paz com seus sentimentos.
Procure um terapeuta em sua região através dos sites das associações brasileiras.
Seja muito feliz, que você merece!
Forte abraço,
Psic. Celso Martins

Celso Martins Psicólogo em Curitiba

23 respostas

24 MAI 2016

Tania,
Quando perdendo alguém tão importante quanto é uma mãe, é muito natural experimentar sentimentos de perda, de vazio, uma espécie de "falta de chão", e realmente leva um tempo para esses sentimentos e emoções ficarem mais fracos dando lugar a saudade e a boas lembranças.
Se depois de um tempo ainda sentir dificuldade em superar essa perda busque ajuda de psicóloga/o ela pode lhe ajudar e elaborar esse luto.
Sim, isso é possível!

Maria Emília Simões Psicólogo em Salvador

39 respostas

24 MAI 2016

Bom, tu não colocas há quanto tempo isto aconteceu, mas penso que sentir essa dor é natural diante da perda de alguém que se ama. A superação do luto é um processo individual e sem tempo cronológico possível de ser calculado. Por isso, se permita sentir a dor da perda, mas é sempre bom o acompanhamento de um psicólogo, não para se "curar" ou superar mais rápido, mas para ter um espaço para falar, sentir, pensar sobre e que para futuramente o luto "não volte", ou seja, para que depois tu possa sentir saudade mesmo assim mas sem que todo o sofrimento te acompanhe e interfira nas tuas atividades diárias.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

24 MAI 2016

Olá! De forma geral o luto apresenta 5 fases: Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Cada indivíduo passa pelo luto de maneira singular e o tempo desse luto não pode ser mensurado. Devido a cada particularidade, a psicoterapia é importante pra que essa perda seja elaborada e a energia que está sendo focada nessa perda seja distribuída encontrando novos caminhos.

Graziela Marvila do Amaral Psicólogo em Rio das Ostras

4 respostas

24 MAI 2016

Ola Tania,
Primeira coisa, não nega este sofrimento. Ele faz parte de um processo de luto. A perda foi significativa para você e nao sera de um dia para o outro que esta dor desaparecera. A terapia sera importante para voce para que compreendas este processo de luto, suas fases ate que possas sentir a saudade e ao mesmo tempo que vivas bem. Abracos.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

24 MAI 2016

Tânia, seria incrivelmente bacana termos uma receita pronta para liberarmos as pessoas do sofrimento. Num acha?
Psicoterapia, vai ajuda lá elaborar essa perda, quanto antes melhor.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

24 MAI 2016

Olá Tania. O processo de luto sempre é algo complexo tratando-se da figura materna isto evidencia-se ainda mais, pois envolve fatores de uma vida toda. desde nosso nascimento, bem como as representações de experiências aos quais viveram juntos. Você citou que está passando por "problemas" em busca dessa superação... Há estratégias para que você ressignifique esta situação da melhor maneira possível. A psicoterapia é um processo que pode contribuir para que você de fato supere esta falta/perda, sem sofrimento em demasia. Sugiro que busque um profissional de seu agrado. Conheça-o, verifique a abordagem utilizada e invista em você neste momento tão difícil. Á disposição, Psicóloga e Terapeuta EMDR - Camila Kelin Menegolla Tacca.

Camila Kelin Menegolla Tacca Psicólogo em Chapecó

18 respostas

24 MAI 2016

Ola Tania!
Enfrentar perdas e passar pelo processo de luto é muito delicado e desgastante, principalmente se tratando de um familiar tão importante em nossas vidas.
Se você sente que está sendo difícil passar por este momento sozinha, não deixe de procurar um Psicólogo.
Na psicoterapia você terá oportunidade de compartilhar este sofrimento e estas memórias. O suporte emocional é essencial neste processo.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 MAI 2016

Olá Tânia!
A perda de alguém querido muitas vezes é difícil de enfrentar mesmo, pois pode mudar a sua rotina de vida, e principalmente faz revermos muitos sentimentos, faz pensarmos...
Mas este período de luto de tristeza é importante viver, sentir, pois a perda é realmente difícil... Mas o que você precisa avaliar é, se com o tempo o sentimento está amenizando, se você está conseguindo lidar melhor... Pois a tristeza com o tempo têm que passar, e o que fica é a saudade. Se você perceber que a tristeza não passa em um período aí de 3 a 4 meses, que nada alivia, penso que seria importante você buscar uma ajuda terapêutica, falar com um profissional pode fazer você entender melhor os sentimentos.
Pense nisso!

Alessandra D. Ricci Manganaro Psicólogo em Ribeirão Preto