Como lidar com a inveja?

Feita por >Daniel Ramos · 15 fev 2022 Desenvolvimento pessoal

Fico o tempo todo angustiado pela inveja, por saber que tem pessoas que vivem coisas que eu nunca vou poder viver. Isso me corrói e me deixa mal o dia todo, chego ter até crises de ansiedade e fico sem apetite por dias e não sei o que fazer. Eu sei que cada pessoa tem a sua vida, sua história e que as coisas são como são e não como queremos que seja mas ainda sim me sinto mal.

A melhor resposta 16 FEV 2022

Oi, Daniel
Podemos pensar que esse sentimento diz mais do que querer a vida do outro, mas diz de uma insatisfação com o momento atual. Costumamos ver a inveja como um sentimento "ruim, mesquinho", mas dentro de um contexto, é super válido e precisa ser acolhido.
A partir disso, podemos aprofundar o que gera insatisfação e como podemos mudar esse quadro. Para isso, te recomendo a ajuda de um profissional que pense junto contigo.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

22 FEV 2022

Oi Daniel....
Sim voce precisa focar em realizar a sua vida e não ficar atento à vida dos outros.
Estamos aqui para evoluir, crescer, expandir a nossa consciência... tudo o que temos neste mundo, nesta realidade na terra é e serve para aumentar a nossa consciência. Por isso é que voce veio nú e sem nada e parte nú e sem nada... tudo fica aqui.
Voce tem exatamente o que precisa para resolver o teu problema, para solucionar as tuas questões.
A vida é muito prática e econômica, nos dá o que realmente precisamos.
A inveja ou mesmo a ganância, o medo ou a raiva, são artifícios que temos que administrar e resolver... são resultados de como nos conduzimos até o presente momento.
A dor que voce sente, a angústia são sintomas e te indicam o que precisa fazer para resolver as tuas questões.
Vamos fazer Terapia?

5817 respostas

22 FEV 2022

Daniel tudo bem?

Toda inveja é porque não temos uma autoconfiança em dia conosco, te oriento a buscar psicoterapia para se conhecer melhor os seus pontos-cegos.

Eu atendo online e caso se interesse estou a disposição! (:

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

22 FEV 2022

Dentro do que está ao seu controle e condições, o que está fazendo a respeito para alcançar algo que queria? Dentro da gente existe um jornada interior, talvez a maior das aventuras, e ela não tem preço.

Dr. Anderson Garcia Psicólogo Psicólogo em Uberlândia

11 respostas

17 FEV 2022

Mude esses pensamentos disfuncionais faça terapia semanalmente.
Assista documentário chamado: Você pode curar sua vida. Louse hay

Hayalla Leticia Dutra Valentim Psicóloga Psicólogo em Palhoça

2 respostas

16 FEV 2022

Boa tarde Daniel.
Parabéns por admitir esse lado da personalidade sombrio.
Sugiro acompanhamento psicológico, certos sentimentos são aprendidos, absorvemos das pessoas que cuidaram de nós na infância.
Ao observar os outros você está se deixando de lado, valorize-se e cuide da suas vitórias.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

16 FEV 2022

Olá Daniel, hoje em dia com o avanço da internet e a necessidade de mostrar uma vida perfeita tem deixado diversas pessoas com ansiedade e baixa autoestima. Não sei exatamente qual é a sua situação, mas muitas pessoas hoje tem fugido da sua própria realidade para acompanhar a vida e a rotina de outras pessoas com realidades diferentes. Esse tipo de comportamento gera um desejo de viver aquilo também, mas da mesma forma que você tem suas questões pessoais se sentindo angustiado e com ansiedade, outras pessoas também tem, a diferença é que utilizam de métodos para mascarar as angústias e mostrar que tem uma vida perfeita.
É natural a gente desejar algo maior, muitas vezes é motivador para buscar o alcance deste desejo.
Você precisa trabalhar a sua autoestima e reconhecer as coisas boas que você tem em sua volta, suas conquistas e história de vida, procura se envolver com uma realidade idêntica à sua. Não é ruim a gente desejar algo melhor, mas você não deve diminuir aquilo que você tem. Faça uma psicoterapia para trabalhar a autoestima, e o autoconhecimento para reconhecer o que há de melhor em você.
Abraços

Psicóloga Amanda Cesena Psicólogo em São Paulo

11 respostas

16 FEV 2022

Olá Daniel! Que bom que você escreveu esse tema. A inveja incomoda muito. O invejoso vê as conquistas do invejado com idealização, concebendo-as de forma a apresentando apenas as partes positivas, sem poder ver os custos e trabalhos exigidos para realizá-las e mantê-las. Com isso vivencia baixa autoestima, falta de foco na construção das coisas pessoais, desejo de destruir ou desvalorizar as conquistas do outro, para atenuar seu despeito por não ter.
Será importante você contar com a ajuda científica de um psicólogo. Estaremos a disposição. Venha com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.