Como lidar com a hematofobia num curso de medicina?

Feita por >Mildred · 14 mar 2016 Fobia

Boa noite!

Pessoal, sempre percebi uma grande vontade e principalmente vocação relacionada aos cursos da área da saúde, porém até o ano passado não tinha ido atrás de tal sonho devido ao problema da hematofobia. Apesar de eu adorar assistir cirurgias e afins na internet, quando vejo muito sangue ou quando "tiro" sangue me sinto enjoada e, na pior das situações, desmaio. Gostaria de saber se existe um tratamento eficaz, pois isso me atrapalha muito e realmente não quero deixar de iniciar o curso de medicina por esse problema.

Obrigada desde já pela atenção.

A melhor resposta 14 MAR 2016

Olá Mildred, isso tudo que você sente são reações comuns em situações que geram ansiedade. A ansiedade sentida ao ver sangue é muito comum e com ajuda profissional, você pode aprender a manejá-la. Você precisa se dessensibilizar frente à elas, ou seja, se acostumar com essas situações para poder diminuir a ansiedade e os sintomas. Um tratamento psicoterápico poderá te auxiliar nesse sentido. Procure um profissional para que esse problema não mais interfira na sua escolha profissional.

Stèphanie Krieger Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

17 MAR 2016

Olá Mildred, pelo seu relato trata-se de uma fobia especifica, e a terapia cognitivo comportamental trabalha de forma sistemática e com bastante eficácia essa demanda, com um trabalho conjunto você e o psicoterapeuta, traçarão metas e estratégias de enfrentamento para esse problema, você também será instrumentalizada com algumas técnicas cognitivas e comportamentais para uso cotidiano, visando melhora na qualidade de vida e possibilitando assim que continue buscando seu sonho. Boa sorte!
Atenciosamente,
Gustavo Correia

Psicológo Gustavo Correia Psicólogo em Maceió

17 respostas

16 MAR 2016

Olá Mildred
Seu relato apresenta uma caracterista voltada à fobia específica, e cabe nesta questão a terapia cognitivo comportamental para avaliar melhor esta demanda para possas seguir com seus objetivos e modo satisfatório e com êxito. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

16 MAR 2016

ola mildred!!!!! saudaçoes!!!! com certeza vc tem traumas relacionados á ferimentos, sangue, etc. a hipnose pode lhe ajudar muitissimo,ok? entre em contato para agendarmos sua primeira entrevisata,ok? um abraço fraterno, sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

15 MAR 2016

Olá Mildred, tudo bem? Com certeza não é necessário que você desista do seu sonho. A psicoterapia é indicada, porém, cuidado na escolha da abordagem. Sugiro que se informe sobre a Terapia EMDR. Este é um inovador modelo de psicoterapia que tem como propósito a dessensibilização e reprocessamento de perturbações ás quais podem nos fazer sofrer. Não é um processo tradicional, o principal mecanismo não é a fala. É uma abordagem pautada na Neuropsicologia e envolve processos cerebrais - o teu cérebro reprocessaria esse medo, tornando então esse fato de modo assertivo. Isso ocorre de modo natural, o teu cérebro te guia durante os reprocessamentos. Pesquise, vale a pena conhecer este método. Fico à disposição. Psicóloga e Terapeuta EMDR - Camila.

Camila Kelin Menegolla Tacca Psicólogo em Chapecó

18 respostas

15 MAR 2016

Oi Mildred. A terapia Cognitiva Comportamental apresenta bons resultados no tratamento de fobias, pois se utiliza de duas frentes simultaneamente: a flexibilização cognitiva e a exposição gradual ao estímulo aversivo. Procure um profissional para ajudá-la, realmente não vale a pena perder a oportunidade de seguir na carreira que você escolheu.

Virginia Garrotte Psicólogo em São Caetano do Sul

2 respostas

15 MAR 2016

Bom dia , nos casos de fobias uma ótima opção de tratamento seira a hipnoterapia. Através de técnicas hipnóticas seria possível se descobrir a origem dessa fobia e fazer o bloqueio das emoções negativas que possam ter gerado essa fobia.Procure um psicólogo que tenha formação em hipnoterapia que ele poderá te ajudar nesse caso.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

15 MAR 2016

Claro, existe tratamento para tudo, procure um profissional e faça uma análise. Boa sorte!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

15 MAR 2016

Boa noite Mildred
Para tratar o caso da hematofobia você pode procurar fazer terapia com um profissional de psicologia para em conjunto com você estudar, descobrir e trabalhar as causas que estão por trás destes sintomas de reação a sangue.
Espero ter ajudado, atenciosamente a Psicóloga Clínica Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife