Como fazer para viver?

Feita por >Cris · 30 mar 2023 Depressão

Eu faço tratamento, tomo medicação, faço terapia. Eu só não me matei porque tenho medo de fazer meus filhos sofrerem ( embora eles não precisem mais de mim, porque são adultos). E também tenho medo de não fazer direito e ficar pior ainda. Já que não nos permitem simplesmente morrer ( suicídio assistido para depressivos crônicos não pode, né?) , como fazer para suportar a vida?

A melhor resposta 1 ABR 2023

Olá Cris, espero que esteja tudo bem com você.

Você está se identificando completamente com seu estado depressivo e com os sintomas que ele apresenta em seus sentimentos, pensamentos e em sua vida diária. Isso é o que observo quase que em 100% dos casos de depressão que chegam para nosso atendimento. Comece a compreender que, embora a depressão apresenta esses sintomas, que você já conhece, você deve entender que você não é estes sintomas. Sua personalidade é preenchida por subjetividades, aptidões, desejos, perspectivas, sonhos e objetivos, que são apenas seus, e não dizem respeito a um estado depressivo. O que acontece é que as pessoas que passam pela depressão se afastam muito, ou deixam completamente de lado, suas mais valiosas características, e se entregam aos sentimentos e sensações que a depressão provoca, se identificando com os pensamentos negativos, com a falta de desejo, com a tristeza, com a apatia que ela provoca. Essa postura de nada vai auxiliar para a melhora desses quadros, e você pode tomar quantos medicamentos forem possíveis. Se você não começar a modificar sua atitude da mente e de suas emoções, esse estado sempre tenderá a se instalar, e permanecer em sua vida. Sua vida vai começar a muda drasticamente assim que você começar a mudar sua atitude perante a depressão, e parente si própria, e ai você não precisará mais suportar a vida, mas sim usufruir da vida. O acompanhamento com um profissional de Psicologia é fundamental neste sentindo, pois o tratamento medicamentoso vai atuar apenas nos sintomas, reduzindo-os ou cessando-os temporariamente, mas o profissional de Psicologia vai atuar nas causas, para que esse estado não mais se repita, e se retornar, você terá em mão ferramentas para usar, para que ele não se instale. Se sentir necessidade de de buscar novos profissionais, você tem o direito de fazer isso. Muitas vezes aquele profissional, dentro da maneira que ele trabalha, não está contribuindo para a melhora de nosso quadro, é quando, então, temos que buscar outras opções. Continuar tentando e a única certeza do sucesso. Se sentir necessidade, busque outros profissionais e continue com sua trajetória.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

27 JUN 2023

Olá, Cris!
Pelo o que você fala me parece que você está em um estado relativamente grave e que talvez a faça realmente querer desistir da vida, não sei há quanto tempo você está em tratamento, espero que esteja com profissionais capacitados. Nós somos as únicas pessoas que deve decidir sobre a nossa própria vida, mas é importante não estarmos contaminados por sintomas, seja lá de que ordem for, para que possamos decidir os rumos das nossas vidas com mais sensatez. Enquanto o tratamento avança é importante estar em atividades que ajudem no processo. Torço para que você fique bem. Um abraço!

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

10 ABR 2023

Na maioria das vezes a vontade de morrer não é genuína. Ao encontrar dificuldade para enxergar outras opções e motivada pelo desespero, a pessoa pensa nessa medida extrema. Mas, na verdade, ela não deseja abandonar sua vida.
O que a pessoa deseja, de fato, é dar fim à sua dor e acabar com problemas que a sei vê não apresentam soluções. Perdido diante de um sentimento de impotência extrema, quando parece que já não há mais saída possível, a ideia de morte passa a ser a solução mais rápida. A vontade de morrer tende a ser desencadeada por um sentimento de fuga da realidade.
De todo modo, é preciso assumir esse sentimento e buscar ajuda profissional. Semelhantemente, também procurar na família e no círculo de amizades um apoio, um outro olhar para tudo aquilo que parece não ter solução, mas é, sim, possível de resolver.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

5 ABR 2023

Em vez de pensar por que não tem permissão para morrer, por que não se dá permissão para viver? Por que fugir de si, dos seus desejos, ou nem sabe quais são?
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

448 respostas

1 ABR 2023

Cris
Tu não tem que suportar a vida!
Tu tem que viver a vida! Saberear a existência, o dia a dia.
Por que aceita coisas diferentes destas?
Voce sofre porque teime em viver a vida como outros querem que voce viva...
A vida é tua, é dona dela, a vida te deu a liberdade... o que voce quer mais?
Quer que outros vivam para você?
Seja uma mulher que valha a pena, não que dá pena!

5817 respostas

31 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

31 MAR 2023

Olá, Cris.

Você fala sobre isso na sua terapia ? A terapia te proporciona um espaço especialmente para você se sentir à vontade para falar sobre tudo, sofre suas dores, sobre suas angústias, é o seu espaço! Que bom que você está sendo acompanhada por profissionais, continue firme, faça direitinho, tudo que precisa ser feito, fale de suas emoções, seus medos, suas angústias, eu tenho certeza que você vai melhorar muito! Você deve viver a vida com prazer, pelas pessoas que você ama mas principalmente por você mesma!

Francilene Oliveira Psicólogo em João Pessoa