Como fazer para uma pessoa aceitar que eu fumo maconha?

Feita por >Alexander Gomes Silva · 17 jun 2020 Drogas

Eu namorei com a minha esposa por 3 anos, até aí ela não sabia que eu fumava, só quando a gente terminava ou tinha alguma briga, ela sempre me disse que não iria aceitar antes da gente de casar a gente tinha terminado e ela começou a conversar com um menino que usava também, mas pra ela não era um problema ele usar, depois que voltámos ela falou pra mim parar. Eu tenho meio que uma dependência não sei se é nela ou na nossa relação que nunca consegui me acostumar sem ela, tenho medos e me sinto mal, mas com ela depois de um certo tempo eu vejo que não sou eu pelo fato dela não aceitar que eu fumo e não sei o que fazer ou como conversar, ela fala que não aceita que eu fume, nós temos um filho de oito meses, que eu não me vejo morando separado e por isso eu escondo que eu uso ainda, por favor me ajuda, obrigado.

A melhor resposta 20 JUN 2020

Olá Alemão.
O fato de vir até aqui e pedir ajuda significa que essa situação está lhe incomodando e que quer resolver, isso é ótimo, mostra que se importa. Parabéns pela atitude.
Algumas coisas no seu relato me fizerem pensar. O que está te incomodando, o fato da sua esposa não aceitar a maconha, a dependência que tem nessa relação ou a possibilidade de ficar longe de seu filho?
Você já tentou ter uma conversa franca com ela? Tentou entender a posição contra dela? Tentou expor seus argumentos à favor?
Acho que algumas coisas precisam ficar esclarecidas para você antes de tentar convencer ela. Por exemplo:
Qual a importância desse relacionamento para você? Qual a importância da aprovação dela? Como é sua relação com a maconha, é uma escolha ou uma dependência como é seu relacionamento?
Acho que ficando claro essas questões para você ficará mais fácil resolver essa situação.

Tenho 14 anos de experiência, caso acredite que eu possa ajudá-lo agende uma sessão que terei o prazer em lhe acompanhar nessa trajetória. A primeira sessão não tem custo.

Abraços

Aluany Carvalho Psicóloga Psicólogo em Americana

31 respostas

8 JUL 2022

Alexander Gomes Silva
... e não tem que aceitar mesmo!
Ela é uma mulher de valor e quer construir uma familia de valor que busque ser dona(o) da sua vida e não escrevos das drogas, do emocional, dos outros...
Você acha que não vale a pena ter uma mulher dessas? Voce não acha que que isso merece sacrifícios teus?
Precisa apenas ver a CAUSA e curar esta causa que te faz ser dependente das drogas.
Droga é um caminho sem volta, cada vez mais vai exigir outra mais agressiva e o fim voce sabe qual é.
O conversar com uma pessoa que faz uso, é uma coisa; conviver e formar uma família com uma pessoa asim, é outra coisa muito diferente.
Penso que não esteja vendo a gravidade do caso.
Mas a escolha é sua, pode continuar com a droga e perder a esposa
Ou, pode querer resolver este problema, fazer psicoterapia para curar a causa que leva à dependência e viver com a sua mulher e filho.
Abraços

5817 respostas

22 JUN 2020

Boa noite Alexander, respondendo sua pergunta não sei como fazer uma pessoa aceitar que você fuma maconha, como droga ilícita, só é liberada aqui no Brasil para uso medicinal, sugiro que procure conversar com sua esposa, fale tudo, também procure um psicoterapeuta comportamental para conversar e ajudá-lo nessa questão.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

22 JUN 2020

Boa noite Alexander, posso ajudá-lo sugerindo que, pense e reflita sobre a sua escolha de fumar maconha e não dizer a sua esposa, os benefícios e malefícios do uso da maconha, substância ilícita, que só tem o uso medicinal aprovado por lei no Brasil, mas como você relata que não consegue falar para a sua esposa que continua fumando, procure a ajuda de uma psicoterapia comportamental, nas sessões de terapia fale sobre a sua dificuldade.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

18 JUN 2020

Olá Alemão! Obrigado por participar. Se a saúde não aceita maconha, a sociedade não aceita maconha; por que a sua esposa, que gosta tanto de você, deve aceitar? Lembre-se, ela é mãe de seu filho, quer um futuro bom para vocês. Pondere: seja forte, conte com a ajuda de um psicólogo. No final você verá que terá valido à pena deixar o uso da droga. Você descobrirá, se for persistente, com o passar dos anos , que a vida sem ela (maconha) , é mais saudável, mais barata, mais inteira. Seja muito persistente. Conte com um psicólogo para te ajudar a lidar com o corte desse hábito. Não é tão difícil assim. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais um próximo!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.