Como falar que meu colega fede?

Feita por >EVELLYN · 22 abr 2015 Habilidades sociais

Ele tem um mau cheiro, não consigo agüentar. Ele ainda senta na minha frente e todo dia tenho dor de cabeça. O que falo para ele?

A melhor resposta 22 ABR 2015

Oi Evellyn. É uma situação desagradável e está lhe incomodando. O diálogo franco com seu colega é a saída. Pode acontecer de seu colega não saber que tem esse cheiro ruim, exatamente porque ninguém fala para ele. Isso acontece com a halitose, onde a própria pessoa não sente o cheiro. Portanto, fale para ele, mas tomando cuidado para não ofendê-lo ou criar um problema. Tenha uma conversa particular e não o exponha a uma situação constrangedora diante das pessoas. Fale com jeito, mas diga que você vem notando que ele está com um cheiro desagradável e você está falando isso exatamente porque ele pode não saber. Abraço.

Sergio Manzione Psicólogo em Salvador

25 respostas

8 AGO 2015

Ola Evellyn,
Concordo com o colega. A dialogo é a melhor opção. Busca chama-lo em um local reservado, não o expondo a constrangimentos, seja assertiva, cuidado no tom de voz. Afinal de contas vários são os fatores que podem estar agravando esta situação: por exemplo: o tipo de tecido da roupa, a saúde do colega, a alimentação ingerida, o ambiente em geral e claro o fator higiênico pessoal. Com uma fala adequada, com certeza ele reflitirá sobre a questão. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

14 MAI 2015

Olá Evellyn!! Se vc reconhece sua amizade e entende que vc como amiuga é a pessoa indicada para falar com ele, então o faça, de maneira que ele entenda e não se sinta ofendido. É delicado, mais é muito pior as pessoas comentarem a situaçao por trás dele, criando um episódio desfavorável. Ou seja, sem o seu colega poder se explicar ou se justificar. Pois pode haver vários fatores: não ter água na casa dele, ele ter um problema de sudorese, não ter alguém como mãe ou cuidadora que faça o papel de educar e explicar a necessidade de andar limpo, cheiroso e de como é importante ser asseado. E que ele vive em sociedade e é importante para o seu bem estar social e pessoal mantwr-se limpo. Vá com calma, mas tenha o papel importante de vc falar com seu amigo. Um grande abraço.

Consultório SoPsicologia Psicólogo em Rio de Janeiro

17 respostas

6 MAI 2015

Olá, Evellyn !
O diálogo é uma boa alternativa principalmente quando a pessoa tem uma certa intimidade com a outra. Se essa intimidade não existe então um amigo em comum talvez seja a alternativa para conversa com a pessoa em questão.
Permitir que seu colega não perceba que alguma característica nele que inclusive possa ter soluções continue afastando pessoas do convívio dele interferindo nas suas relações seria uma atitude de pouca ajuda ao seu próprio colega.
Sds
Dielson Rocha

Dielson Rocha Psicólogo em São Paulo

28 respostas

24 ABR 2015

Boa noite! Evellyn, situação delicada falar algo que nos incomoda sem ofender a outra pessoa envolvida. Seria interessante avaliar o seu grau de intimidade para ter uma conversa franca com ele, explicando o que está acontecendo. Atenciosamente, Psicóloga Mariéle

Psicóloga Mariéle Psicólogo em São Paulo

7 respostas

23 ABR 2015

Olá Evellyn é bem desagradável essa situação, porém se tratando de amigo fica mais fácil. Vc deve escolher o melhor momento, ou seja quando estiverem descontraídos. Deve ser clara, objetiva e franca. E principalmente oferecer ajuda, pois na maioria dos casos a pessoa não sente o mau cheiro ou acha que não pode fazer nada pra mudar. Não tem conhecimento da solução ou ainda, tem vergonha de pedir ajuda. Demonstre solidariedade. Boa sorte!

Vânia Peres Psicólogo em Niterói

11 respostas

23 ABR 2015

Se é um amigo, vc mesma vai encontrar um jeito próprio de falar sobre o assunto, como falando de uma experiência própria na qual pode até ter passado ou dando exemplo de pessoas que tiveram esse problema, no caso de halitose, normalmente se trata e problema dentário na maioria das vezes!!! Boa sorte!!! Bjs

Lucilene Bastos Corrêa Psicólogo em São Paulo