Como enfrentar minha mãe e mostrar que já cresci?

Feita por >Leticia · 18 jan 2018 Terapia familiar

Tenho 23 anos, terminei a faculdade de Ciências Contábeis, e estou trabalhando. Eu que mantenho a casa, mas não me importo com isso, quero ver minha família bem.

Enfim... Conheci um rapaz em um site de relacionamento, e sim, ele é um cara sério, maduro e responsável. Nos falamos por vídeo chamada, já conheci a família dele e tudo. Combinamos de apresentar ele para a minha mãe para ela o conhecer, conversarem e oficializar o namoro, mas ela não quis e não aceitou. Expus toda a situação pra ela, desde como e quando nos conhecemos, mas ela não quis saber. Eu disse que queria continuar com ele pois não estávamos fazendo nada de errado, ele estava aberto para conversar e se apresentar para ela, mas ela não aceitou, disse que sou ingenua, imatura e cai fácil na conversa de um qualquer e escondeu meu celular, meus documentos e ameaçou ir até minha chefe e me tirar do meu emprego só para não ter o risco de eu falar com meu namorado pelo computador do serviço.

Não sei o que fazer. Quero continuar com ele porque sei que é ele que eu quero na minha vida, mas não gosto de deixar minha mãe mal, não gosto de fazer o papel da filha desobediente. O que eu faço? Estou mesmo sendo uma filha má, ingenua e imatura?

A melhor resposta 20 JAN 2018

Letícia, o que me parece é que há um vínculo de dependência da sua mãe com você, e um medo irracional dela de que você a abandone por algum motivo, ao iniciar o relacionamento. É preciso que você tente dialogar claramente com ela, da forma mais tranquila possível. Você tem todo direito de viver sua vida e namorar com quem quiser. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

22 JAN 2018

Boa noite Letícia respondendo a sua pergunta com outra pergunta, na sua concepção o que é ser uma filha má, ingenua e imatura? pense nisso, além de pensar se a questão financeira pode está sendo um dos empecilhos para que sua mãe concorde com seu relacionamento, o que mais da sua relação com sua mãe você pode levar em conta que possa interferir na postura dela? Sugiro que você procure uma terapia para tratar das questões pessoais, suas escolhas, seus sentimentos e emoções, conhecer e entender o seu papel e o papel de sua mãe na sua vida. o que é seu e o que é de sua mãe. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

20 JAN 2018

Olá, Letícia.
Pelo seu relato, percebo que a sua mãe tem uma grande influência na sua vida, e embora você tenha 23 anos, é independente financeira, que até sustenta a sua casa toda, você pode ter uma grande dependência emocional da sua mãe, você quer ter o consentimento dela para tudo. Sugiro que busque por ajuda profissional, para entender sua relação com sua mãe.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

20 JAN 2018

Oi,Letícia.
Lendo seu relato percebi o sentimento da dúvida muito presente. Entre sua realização amorosa e sua relação familiar.
Aparentemente há muitas coisas que você deseje passar para sua mãe e ela se apresenta bloqueada para qualquer informação. Você pode indicar que ela procure ajuda de um psicólogo para elaborar isso que ela nega tanto, mas isso irá depender muito da sua relação com ela e se ambas se sentem confortável com essa indicação.
Muitas vezes não podemos esperar essa mudança vindo do outro, então, caso isso esteja lhe angustiando e te impedindo de uma boa convivência familiar e amorosa, busque ajuda profissional, a terapia pode ser um espaço produtivo de elaboração e que você descobrirá soluções interessantes para contornar de modo saudável.
Espero ter auxiliado e me coloco a disposição para maiores informações.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

20 JAN 2018

Olá Letícia, após ler o seu relato, entendo sua preocupação em não contrariar a sua mãe mas para amadurecer com as suas próprias experiências, você mais cedo ou mais tarde irá contrariá-la de alguma forma. Se esta situação está te causando sofrimento você poderia procurar ajuda psicológica em sua cidade para se fortalecer poder de uma forma sadia interagir com a sua mãe. Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife