Como destruír a vontade de morrer ?

Feita por >Ezio · 1 ago 2022 Depressão

Faz alguns anos que venho tendo essa vontade incessante de morrer... Minha cabeça está repleta de coisas, minha ansiedade me destrói gradativamente e por causa dela não consigo viver em paz, ela me desestabiliza por inteiro! Tenho picos que alegria, mas me pego pensando o quanto me sinto inútil e deprimida, do nada começo a chorar pensando que nada da certo... Eu não sei quanto tempo quero aguentar mais... Nem sei quanto tempo minha mente vai suportar tudo o que sinto.

A melhor resposta 2 AGO 2022

Olá, Ezio
Eu sinto muito que você se sinta dessa forma.
A maioria das pessoas que deseja a morte na verdade deseja uma outra forma de vida. Aquela já não é mais o bastante. Por isso no fundo há um sincero desejo de viver. Só não mais nas mesmas condições. E isso requer um processo de mudança.
Te recomendo um processo de terapia que possa ajudar a encontrar essa mudança necessária. Assim também será possível dar espaço de escuta a essas angústias e ansiedades.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

3 AGO 2022

Oi, Ezio.
Sinto muito que esteja passando por isso, mas também quero dizer que essa situação mudar com um bom acompanhamento profissional. Geralmente, essa vontade de morrer está ligada a uma angústia com o atual contexto de vida. Não é uma vontade de morrer em si, mas sim a vontade de acabar com a dor, com a confusão, enfim... de viver uma vida diferente da que você vive hoje.
Provavelmente, há questões em sua vida que precisam ser resolvidas e você precisa aprender a lidar com elas.
Sugiro que busque por psicoterapia o mais rápido possível, é um processo seguro e que vai te ajudar muito a se sentir melhor e a ter mais qualidade de vida.
Por aqui, é meio complicado avaliar, mas pelo seu relato, talvez seja necessário o acompanhamento psiquiátrico também.

Coloco-me à disposição para te acompanhar.

Um abraço e desejo força na jornada da vida!

Jaíne Batista

Jaíne Batista dos Santos Oliveira Psicólogo em Goiânia

2 respostas

2 AGO 2022

Olá Ezio! Que bom que você escreveu! Você quer destruir a vontade de morrer. Essa destruição se dará por reflexão profunda sobre os fundamentos da vontade e de sua raiz: a vida. Só tem vontade quem está vivoQualquer vontade, mesmo a vontade de morrer, é vontade de vida. Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma avaliação detalhada, com mente aberta e persistência.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos; a imensa maioria dos ditos: "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, muito falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.