Como deixar de ser um merda, um inútil?

Feita por >alex · 5 jan 2022 Autoestima

Tenho 35 anos, moro com meus pais, não tenho amigos, não tenho namorada, não sou alegre, estou super infeliz, estou desempregado já faz uns 10 anos, tenho grandes dificuldades em muitos tipos de serviços, tenho dificuldades no aprendizado e nos estudos em geral, não gosto de estudar devido a esses problemas também.
Desde criança não sei no que sou bom, não sei o que quero da vida, até porque não sei quais minhas habilidades, não sei no que sou bom, em contra partida, eu sei no que sou ruim e são muitas e muitas coisas, descobri isso através de minhas experiências mesmo.
Estou cansado em me sentir um inútil, um merda, sou um fardo um peso pra minha família, não tenho casa própria, não tenho carro, não tenho amigos, não tenho namorada, não tenho saúde, não tenho dinheiro (apensas dividas e mais dividas), só não tirei minha vida ainda porque nem pra isso eu sirvo.

A melhor resposta 8 JAN 2022

Olá Alex, espero que esteja tudo bem com você.

Tirar a própria vida não vai acabar com teu sofrimento, nem vai te dar o que deseja, que é justamente o oposto disso que relata. Todos nós, sem nenhuma exceção, passámos por momentos de sofrimento naa vida, e, depois de um tempo, 2, 3, 5, 10 anos, podemos ingressar em momentos melhores. A psicoterapia pode te ajudar muito a descobrir suas habilidades, a te orientar com suas vocações e competências profissionais. Neste sentido, te aconselho a buscar um profissional que também possa trabalhar essas questões com você, bem como te introduzir a uma reestruturação para sua carreira. Todo começo requer um primeiro passo, e ter consistência é fundamental para se chegar onde deseja. Comece pequeno, mas vá longe, um passo de cada vez. Busque fazer trabalho voluntário em seu tempo livre, desenvolva um hobby e faça amizade aos poucos nesses locais. Não se esqueça de cuidar de seu corpo se planejando para realizar atividades físicas semanalmente, com compromisso, isso é muito importante para seu bem estar geral, e é um local onde você também pode fazer amizades. Pratique meditação diariamente, isso é cuidado mental, saúde mental, e procure sempre estar estudando e se desenvolvendo, pois pode ter certeza que seu momento chegará. Os bens materiais chegarão até você na medida que estiver pronto para recebê-los, tudo a seu tempo. Existe muita coisa a ser feita ainda, e, pode ter certeza, que reclamar e apontar defeitos não vai trazer o que você deseja para perto de você. Controle a sua mente, ou ela irá te controlar. Faça sempre uma coisa de cada vez, passo por passo, planeje sua vida e vá realizando o que deseja aos poucos e quando olhar para trás, verá que já realizou inúmeras coisas. Lembre-se, seja sempre consistente. A maior das montanhas não é escalada de uma única vez, ninguém consegue isso, mas sim trecho por trecho. Comemores suas conquistas, das menores e mais simples, as maiores e mais complexas. Pense e seja positivo, que isso atrairá mais coisas boas para perto de você. Planeje e cuide de sua vida financeira. Não reclame, pois isso é clamar para si duas vezes (re-clamar). Viva como se já tivesse o que deseja, em todos os níveis, e você irá perceber aos poucos que é você mesmo quem cria sua própria realidade. A sua vida está apenas em suas mãos. Não deixe de procurar um bom psicólogo para te auxiliar nesse processo, será importante para você no início, e lembre-se de procurar um que possa fazer um trabalho pontual de orientação profissional e de carreira.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 JAN 2022

Olá! Você se deu conta de muitas coisas que você é. E depois de ter percebido isso o que você pode começar a mudar?
Todas as pessoas têm pontos positivos e negativos, alguns dos negativos podemos melhorar. Ninguém é 100% ruim, deve ter algumas coisas que você saiba fazer. Então pense, qual o tipo de vida quer levar e junto com terapia pode começar a trabalhar para fazer as mudanças possíveis.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

16 JAN 2022

Alex. Vc precisa com urgência de tratamento psicológico. Vc deve estar em depressao. O q justificaria todo esse relato e sintomas.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

8 JAN 2022

Perfeito Alex ...
A escolha é sua, voce é dono da sua vida, pode fazer dela o que quiser, pode continuar sendo a tau definição, apesar que isso, voce se transformou nesta merda. Não foi a vida que fez chegar a isso. Isso é um autojulgamento seu e se voce pensa assim, o cérebro concretiza. O cérebro é ótimo como gerente, voce dá o comando através do pensamento e ele executa, ele é fiel ao seu mestre.
Que comandos voce está dando ao seu cérebro? Então, porque voce se queixa? Ele está fazendo tudo o que voce pensa.
SACOU?
A escolha é sempre sua, as decisões também e os resultados também. Tudo o que voce semeia, colhe!
Acorda! Não se faça de vítima! Seja um homem que valha a pena e não que dá pena...
O que voce está criando? Cada dia voce está criando... ao que leva as tuas criações???
Deus te deu a liberdade e o livre-arbítrio. Portanto, isto é problema teu, só teu. Ele não interfere, te deu a liberdade.

5817 respostas

7 JAN 2022

Ola! Se você estiver precisando de ajuda pode entrar em contato comigo para agendar uma consulta que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JAN 2022

Olá. As suas informações mostram seu esforço para ser sincero, claro e autocrítico e isto parece que tem funcionado como ponto de partida para suas ações e análises da situação; você é bom nisso. De modo geral, a vida de cada pessoa depende muito das oportunidades que ela encontra e das escolhas que ela faz. Ou seja, é possível assim questionar: você está disponível para aproveitar as oportunidades que encontra? Porque as oportunidades costumam aparecer sem avisar: uma pessoa interessante; a chance de começar um novo trabalho; algum curso que desperta interesse; e por aí vai... Mas a pessoa deve estar disponível para estas novas situações aconteçam e sejam significativas. Este é um tema super rico para ser analisado em uma Psicoterapia; outro ponto é a "dificuldade de aprendizado" que você citou: como ela ocorre? Desde quando? Já foi atendido profissionalmente sobre estes temas? Já passou por uma Orientação Profissional? A expressão 'levantar a cabeça' é muito significativa: porque representa o quanto é forte a função das perspectivas para a vida de uma pessoa. Fortaleça suas perspectivas! Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

6 JAN 2022

A falta de auto-estima prejudica o desempenho em qualquer atividade: da escola ao escritório. Os sucessos na vida profissional, a admiração das pessoas e as conquistas amorosas fazem aumentar o respeito por si próprio. As consequências da baixa autoestima no trabalho são inúmeras. Você é aquilo que acredita ser, portanto, saber se dar valor abre um mundo novo de relacionamentos com pessoas semelhantes, mais respeitosas, confiantes e hábeis. Assim, para começar a trabalhar a confiança em si mesmo primeiramente é importante evitar pessoas com baixa auto-estima que rodeiam sua vida e o intoxicam em vez de alimentá-lo. Passamos por diversos obstáculos na vida, mas temos de estar sempre preparados para levantar . O terapeuta, com a colaboração do paciente, irá identificar conexões entre pensamentos, sentimentos e comportamentos, auxiliando na alteração de padrões negativos. Ao utilizar técnicas para intervir tanto nas crenças limitantes quanto nos pensamentos disfuncionais, trabalha-se a ressignificação dos pensamentos, construindo crenças saudáveis e alinhadas com a realidade.

Gisele Colares Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

6 JAN 2022

Ola
Penso que, se você veio até aqui relatar isso, é possível que você tenha dentro de si um desejo de mudança. Esse desejo só é possível se fazemos uma aposta no futuro e, consequentemente em nós mesmos, afinal só alcançaremos o futuro se permanecermos no corpo que temos, com vida.
A questão talvez seja a qualidade dessa vida, que sempre pode melhorar. Resgatar essa aposta e essa fé em si mesmo é feito num trabalho de terapia onde podemos explorar nossas possibilidades e, assim, conhecer verdadeiramente aquilo que somos e deixamos de ser, abandonando perspectivas deturpadas.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha