Como deixar de odiar uma pessoa?

Feita por >Thaíssa Magalhães · 2 abr 2018 Autoestima

Primeiramente tenho a auto estima muito abalada, mas piorou muito de uns tempos pra cá. Uma vez meu namorado disse que gostava de meninas estilo "rock" , que achava bonito meninas que usam cabelo liso com franjinha e etc , ele praticamente descreveu uma menina que andava com ele e perguntei se ele já tinha gostado dela e ele disse que sim. Fiquei muito triste porque sou totalmente diferente do que ele gosta e jamais serei como a outra menina. Enfim , ele me ama, faz de tudo por mim, mas minha auto estima baixa está destruindo tudo. Eu já peguei ele curtindo muitas fotos dessa menina, e ele já pediu até pra mim alisar o cabelo e fazer franja (senti como se ele quisesse me transformar em outra). Acabei desembocando um ódio contra essa menina, eu não posso ver ela em nenhum lugar porque sinto vontade de matar , machucar ela. Eu queria esquecer da existência dela mas está cada vez pior...

A melhor resposta 3 ABR 2018

Olá Thaíssa!!!

Acho que o primeiro passo é trazer a razão e verificar que a menina em questão não tem nada a ver com essa situação toda.
O fato do seu namorado falar dela, não a coloca numa posição de culpada por algo.
Deixando a emoção comandar a situação, como você está fazendo, acaba deixando você com essas emoções e pensamentos negativos.
O tempo e a energia que você está gastando pensando nela, foque em você.
Se cuide, se ame, procure ajuda.
Faça terapia para se conhecer melhor, melhorar sua auto estima, ficar mais segura de si.
Converse com seu namorado, tente entender e se posicionar em relação a essas atitudes dele.
Enfim, perceba que quem tem uma relação com você é ele, a menina não tem nada a ver com os problemas do casal.
E se ele está trazendo ela para a relação, então você deve resolver isso com ele.
Respire fundo, traga a razão e verá que tudo será menos difícil.

Sucesso!

Abs

Anelise Mira

Consultório de Psicologia Anelise Mira Psicólogo em Curitiba

31 respostas

4 ABR 2018

Thaissa, entendo seu sentimento, porém não leva a nada. Cada pessoa tem uma característica, respeite a sua, aprenda a amar-se como é, respeite-se.
A outra pessoa é a outra, de que serve abalar-se, desejando que a imagem da outra deixe de existir, faça Psicoterapia.
Espero que tenha conseguido ajudar você, estou a disposição,
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

3 ABR 2018

Ola Thaíssa!

Penso que você poderia conversar com seu namorado sobre esse sentimento de ser comparada, pois isso lhe traz menos confiança dentro da relação. Uma hipótese sobre seu ódio em relação a outra garota pode estar relacionado ao seu desejo em ser admirada pelo seu parceiro e que não esta sendo correspondido como você espera.

Acredito ser importante você se perguntar do quanto e de como o seu namoro esta satisfazendo suas necessidades pessoais, para poder ter mais clareza do que pode ser revisto e aprimorado dentro desta relação para que vocês dois fiquem mais sintonizados.

Sobre sua autoestima, penso ser importante você avaliá-la em outros contextos e perceber se ela esta baixa em outras relações que você estabelece ou apenas em seu namoro, o que também vai te nortear com relação a rever essa questão dentro do namoro ou buscar uma reflexão mais voltada para relação que você tem com você mesma.

Espero ter ajudado. Boa sorte e qualquer coisa estou a disposição.

Psicólogo Wallace Jones Psicólogo em São Roque