Como decidir entre um relacionamento abalado e um novo amor?

Feita por >Marilia Souza · 16 abr 2014 Terapia de casal

Estou em um relacionamento há um ano e quatro meses. Brigamos sempre, por ciúmes, desconfiança e por coisas banais. Conheci um rapaz que gostaria de namorar e sinto que com ele seria uma relação saudável e sem brigas constantes. Não sei o que fazer.

A melhor resposta 22 ABR 2014

Primeiro apare as arestas com este seu relacionamento atual. Promova um diálogo para que juntos possam resolver as questões que mais atingem negativamente seu relacionamento. Você pode fazer uma lista de situações e comportamentos que dificultam a boa sintonia entre ambos. Peça que seu parceiro faça o mesmo.

Também seria interessante colocar em questão as coisas boas que partilham. Sempre em um lugar tranquilo e ambiente propício para uma conversa saudável. Após este encontro, pondere as colocações dele sobre sua maneira de ser, reflita e, a partir daí, você estará mais preparada para resolver se valerá a pena continuar e investir nesta relação ou partir para outra, sem ter em mente que este "outro" será melhor.

Caso escolha dar sequência a sua relação atual, tentem juntos buscar a mudança que tanto almejam.
Siga o caminho que você escolheu, sem depositar no outro qualquer expectativa.
Espero ter ajudado.
Katia Mafra
Psicóloga

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

29 ABR 2014

Olá,
Para se fazer uma escolha, tem que abrir mão de algo. Vou te dar uma dica que poderá usar sempre que estiver com alguma dúvida. Sua meta é: decidir se continua ou termina o namoro. Alternativas: continuar com ele ou investir em outro relacionamento. Listar vantagens e desvantagens de continuar e de terminar com o atual namorado e depois as vantagens e desvantagens de iniciar um novo relacionamento. Agora é só decidir e partir para ação. Seja qual for sua escolha, faça com consciência e se proponha a viver bem com a pessoa que está ao seu lado. Simples cortesias cotidianas podem mudar um relacionamento. Espero ter contribuído.
Ana Paula Tinoco

23 ABR 2014

Decidir, muitas vezes é algo difícil, pelo nosso medo de errar. Sem dúvida é imprescindível avaliar o seu relacionamento, pesando os pontos fortes e fracos que ele apresenta. Todo relacionamento tem pontos fortes e fracos, isso poderá ser listado por você pra que fique mais claro se os pontos fracos estão mais presentes, de modo a inviabilizara relação. Vale à pena pensar em um novo relacionamento, nesse momento é fundamental muita cautela ainda, parando para observar se esse novo relacionamento lhe dá a impressão de algo duradouro ou algo que se apagará rapidamente como fogo de palha. Daí faça a sua escolha de modo tranquilo, sensato, como se estivesse escolhendo para outra pessoa. Certamente assim você não errará. Boa sorte!

Psicóloga Martha Veloso Psicólogo em Salvador

8 respostas

22 ABR 2014

Você está questionando coisas que fazem parte de diferentes etapas de convivência - você fala em "relacionamento" e "novo amor". O que está levando vocês a brigarem? O 'novo amor' torna-se 'velho' e qual é base de sustentação para o atual e o novo relacionamento? Não estou dizendo para terminar ou não terminar o seu atual relacionamento, mas ir mais a fundo na compreensão do contexto dos desentendimentos atuais - até para não perpetuá-los em novos relacionamentos. Se for possível, procure uma psicoterapia - trata-se de um processo de autoconhecimento.

22 ABR 2014

Olá, bom dia.
Não escolhemos por quem nos apaixonamos, simplesmente acontece, mas com certeza podemos escolher ser feliz e não sofrer.
No momento que descobrimos que nos apaixonamos por alguém que não nos valoriza ou nos faz sofrer, ou seja, uma pessoa errada, mesmo assim podemos escolher.
Podemos escolher em manter a distância desta pessoa. Escolher, mesmo apaixonada por alguém errado, refletirmos sobre o relacionamento que não está bem, não ficar em condição de vítima, aceitando tudo.
Caso você não tenha coragem para mudar, ninguém o fará por você. Claro que muitas vezes não é um tipo de tarefa muito fácil, mas se prestar mais atenção em como está sendo sua vida e ir em busca de sua felicidade e do amor, conseguirá forças para promover alguma mudança em sua vida.

Boa sorte,
Jorgete Onohara

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville

32 respostas

17 ABR 2014

É preciso, antes de mais nada, fazer um levantamento frio e meticuloso da situação do seu relacionamento atual. Verificar se ainda há entrosamento entre vocês, se os planos futuros coincidem, se ainda há respeito entre vocês, se o que você sente por ele é algo disfuncional ou não, enfim, qual é a possibilidade do relacionamento de vocês dar certo. E certifique-se se o que você está sentindo é realmente uma paixão ou não é apenas uma atração por alguém que poderia preencher a sua carência.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo