Como dar um restar na saúde emocional ?

Feita por >Leonel · 15 jun 2021 Desenvolvimento pessoal

Minha Parceira terminou comigo pois desenvolvi uma insegurança que gerou dependência emocional e possessividade (desejo de saber tudo que ela faz, vai fazer, ou pensa). Ela disse que preciso me curar disso sozinho pois a relação ficou desgastada, mas que deveria fazer isso por mim...
Como eu poderia me curar disso ? De uma coisa tenho certeza eu gosto dela e reconheço os meus problemas e gostaria de me ver livre disso e quem sabe poder voltar a conquistar conquistar ela. me ajudem por favor.

Vale resaltando que eu sofro de ansiedade e princípio de depressão...

Desde já obrigado

A melhor resposta 16 JUN 2021

Olá Leonel! Grato por escrever. Por mais doloroso que seja, pelo seu relato, você somente colheu da relação, o que era possível conseguir. Uma pessoa que, insegura, dependente, tenta ter posse sobre a outra, certamente, além de desvalorizar a si mesma, tenta ter domínio sobre a outa. Acontece que como pode, alguém que não está conseguindo domínio sobre si, desejar te domínio sobre o outro.
Certamente, nessa condição, você não deverá namorar outra pessoa. Antes, precisará resgatar tua harmonia interna, tua autonomia e razoável grau e segurança.
Para conseguir esses avanços, será altamente recomendável que você venha com mente aberta, persistência e disciplina para uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - O Brasil apresenta o pior índice do mundo - Façamos fechamento total por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso e comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

22 JUN 2021

Leonel melhor caminho é se auto-conhecer , sem auto conhecimento a gente sofre sem entender o real motivo.

Fico a disposição!
Natalia Martins Psicóloga - online

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

20 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se vc quiser entrar em contato comigo é so agendar que entro em contato com vc rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 JUN 2021

Olá Leonel.
Você comenta que sofre de ansiedade e depressão, estes sintomas podem ser amenizados com atendimentos psicológicos, e cuidar deles pode te trazer maior segurança, pois a ansiedade tende a gerar pensamentos de que você não tem habilidades suficientes para lidar com problemas que aparecem, além de achar que estes são maiores do que se apresentam, e a depressão tende a deixar as pessoas com foco voltado para negativismo, falta de motivação porque a pessoa pensa que tudo tende a dar errado e nunca irá conseguir o que deseja.
Quando você tem o desejo de saber tudo sobre a vida da sua namorada, está deixando de focar na solução para sua vida, pois seu foco passa a ser outra pessoa, você só pode controlar a si mesmo, assim se conseguir focar em você, poderá viver melhor com você mesmo e com a sua namorada.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 JUN 2021

Olá bom dia!

Entendi. Diante do que você traz, percebi que você está com dificuldade no relacionamento, também relacionado ao término. Te oriento a buscar ajuda com um profissional Psicólogo, porque este irá te ouvir, ou seja te escutar, sem julgamento, te auxiliar nesse momento que está difícil. Através da psicoterapia, o paciente traz suas queixas e juntamente com o profissional, irá criar estratégias para lidar com situações que no momento está causando sofrimento.

Lucia Maria de Oliveira Machado Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

7 respostas

16 JUN 2021

Oi leonel, tudo bem? O primeiro passo você já deu que é identificar e aceitar que tem um problema, sabendo que isso está te fazendo mal a pergunta que fica é... o que te prende de iniciar uma psicoterapia para diminuir esses sintomas até uma possível aniquilação deles?

Jéssika M. Machado Psicólogo em Niterói

2 respostas

16 JUN 2021

Olá, Leonel. Compreendo a sua queixa, não existe uma mágica para resolver a sua demanda, mas a terapia pode te ajudar a compreender melhor toda essa situação.

Marilia Daniele Ferreira Dos Santos Psicóloga Psicólogo em Duque de Caxias

3 respostas

16 JUN 2021

Sim, Leonel,
Precisa se curar, resolver o que está no seu campo amocional.
Faz isso através da Psicoterapia.

5817 respostas

16 JUN 2021

Você traz, na sua fala, alguns sentimentos e atitudes que são prejudiciais a você e ao seu relacionamento. O ideal é que você procure um psicólogo para fazer psicoterapia. Assim, poderá melhor compreender, no seu contexto, o que lhe leva a se sentir assim e visualizar possibilidades de mudar seu posicionamento para fazer escolhas melhores.

Anne Gomes Psicóloga Psicólogo em Caruaru