Como controlar TOC?

Feita por >Margarete · 9 jan 2018 TOC

Corto o cabelo todos os dias, ja faz 2 anos ,vou em cabeleleiros ,e eles sempre deixam um lado maior que o outro ou alguma ponta,e nisso tento concertar e acabo piorando , ,por estar muito curto eu tento cortar sozinha ,mas fica dificil por ñ ter visão ,fiz curso de cabeleleiro e sei quando a uma ponta fora do lugar e isso ta me deixando louca e acabaco cortando mais e mais.Por favor me ajude ,ja passei no psiquiatra e ñ ta resolvendo tomo medicação

A melhor resposta 10 JAN 2018

Olá, Margarete.

Me parece que vc busca a simetria/perfeição e por algum motivo vc relacionou isso ao seu cabelo, talvez porque seja algo "possível" de cortar, consertar, enfim...
Mas o motivo real de tudo isso precisa ser descoberto para que esse sofrimento melhore ou mesmo acabe.
Uma coisa que talvez vc não queira ouvir é que a perfeição não existe, é algo mais do campo das ideias, ideal de beleza.
Talvez vc imagine que se conseguir o cabelo perfeito sua vida tbm irá se acertar, as coisas irão dar certo, nada de ruim irá acontecer, como se fosse possível controlar as coisas.

De qualquer maneira busque ajuda de um psicólogo.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente.

Cláudia Santos Nunes

Claudia Santos Nunes Psicólogo em Sorocaba

18 respostas

10 JAN 2018

Olá Margarete . Pelo seu relato entende se que você está em extremo sofrimento . Os sintomas do TOC são altamente aprisionadores quando não tratados adequadamente e trazem muitos prejuízos em todas as áreas a pessoa que os sofre. Além do acompanhamento psiquiátrico você precisa de um psicológico para aprender o manejo dos sintomas. Assim aliviando sua ansiedade e te retomando mais liberdade . Não deixe de procurar um psicólogo . Abraço

Vânia Virgínia da Silva Nogueira Psicólogo em Vila Velha

21 respostas

10 JAN 2018

Bom dia Margarete,
você à princípio tomou uma atitude correta, que foi procurar um profissional pois percebeu que algo estava lhe trazendo desconforto emocional, psicológico; porém, você não continuou no foco de sua procura, ficou somente com o tratamento medicamentoso, quando realmente o que faz toda a diferença no tratamento é aliar o acompanhamento medicamentoso com o tratamento psicoterapêutico. Os remédios servem para viabilizar sua evolução na psicoterapia e assim a remissão dos seus sintomas. Uma prática auxilia a outra. Na psicoterapia, o psicólogo e você estarão trabalhando as questões que lhe afligem, lhe angustiam e lhe anseiam, viabilizando uma tomada de consciência de si e do que lhe rodeia, trazendo maior clareza e resultados para as questões que lhe mobilizam.
Espero tê-la ajudado; me coloco à sua disposição.
Att,
Cristiane Malatesta

Cristiane Malatesta Campos de Carvalho Psicólogo em Rio de Janeiro

16 respostas

10 JAN 2018

Bom dia Margarethe
Entendo sua angústia, entendi que busca a simetria, a perfeição, toma medicamento e já faz tratamento psiquiátrico, porém nenhum remédio sozinho resolve, é necessário descobrir saber como você chegou no ponto em que se encontra hoje.
Sugiro que você faça Psicoterapia, com Psicologo de qualquer seguimento, você precisa falar de você, dos seus sofrimentos, da sua angústia, etc
Espero que eu tenha lhe ajudado
Estou à disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

9 JAN 2018

Margarete, se TOC for seu diagnóstico, porque não está fazendo terapia? O psiquiatra não lhe indicou um psicólogo? Nenhum transtorno mental se trata somente com medicação, é fundamental fazer terapia. Os remédios ajudam a reduzir os sintomas físicos (e alguns mentais), mas é a terapia que ajuda a entender o problema, os rituais, as compulsões e a lidar com elas. Então busque um psicólogo na sua cidade. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza