Como controlar a ansiedade com o resultado do vestibular?

Feita por >Rafael Sena · 1 nov 2017 Ansiedade

A melhor resposta 5 NOV 2017

Essa ansiedade é normal, acomete a todos nós mais variados momentos da vida, procure ter momentos de prazer, conviva com amigos, não se cobre tanto
Espero que eu tenha conseguido ajudá-lo
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

3 NOV 2017

Olá Rafael!

É normal se sentir ansiosa antes de um resultado de uma prova, como o vestibular, ainda mais porque se dedica muito e se cria espectativas quanto ao resultado.
Sugiro que você faça atividades que sejam prazerosas para você enquanto o resultado não sai.
E se você perceber que essa ansiedade está muito grande, procure ajuda de um psicólogo,ele poderá te ajudar a resignificar essa ansiedade!

Espero ter te ajudado!
Um abraço
Elaine
Florianópolis SC

Elaine Hames Psicólogo em Florianópolis

29 respostas

2 NOV 2017

Oi Rafael, é realmente uma época de muita pressão, cobrança e expectativa. Nos gostamos de sugerir hábitos saudáveis, lazer, boa alimentação, sono regular, atividade física para melhorar essa questão da ansiedade. Entretanto se a ansiedade for intensa ao ponto te te prejudicar nas atividades cotidianas, de gerar muito desconforto, de atrapalhar o desempenho do que você tem vontade e isso persistir por muito tempo, então é melhor buscar ajuda profissional de um psicólogo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

2 NOV 2017

Oi Rafael, realmente a gente fica toda hora olhando na internet ne? mas, se concentra em outras atividades, e marca no calendário, no celular, ou no computador, o dia D, pois não tem o que fazer, pensa que os avaliadores vão ter muito trabalho, e isso demanda tempo, então temos que aguardar. É assim mesmo, ai começa um exercício para sua vida adulta, espera e paciência, exercite isso! ATENÇÃO, se você começar a perceber a ansiedade predomina na sua vida, procure um profissional para te ajudar, pois ansiedade vai atrapalhar demais o seu desenvolvimento, e vai afetar sua produtividade, fique atento tá!! Espero ter ajudado.

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro

52 respostas

2 NOV 2017

Olá Rafael! A sua pergunta ficou um pouco confusa para mim.
Não sei se você já fez o vestibular ou se fará.
Mas, Rafael é normal se sentir ansioso para saber o resultado, provavelmente você tem planos.
A ansiedade é prejudicial quando causa transtorno no seu bem-estar. Exemplos: Se a ansiedade domina a sua vida mental ocupando o primeiro plano, impedindo de viver outras experiências.
Se esse for o caso, a psicoterapia ajuda a sair deste estado de paralisia, ajudando a reparar a capacidade de prosseguir construindo a vida e respondendo de modo criativo aos desafios.
Se esse não for o seu caso, se você continua produtivo e esperançoso é só buscar direcionar o pensamento para uma música, dança, esporte, um bom livro etc.
Boa Sorte! Estou à disposição.

Psi Lídia Almeida!

Lídia Silva de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro