Como contar para a mãe que você está mau?

Feita por >Lini · 11 ago 2018 Ansiedade

Comecei a ir para faculdade recentemente e constamento me pego com medo de ter escolhido a carreira certa para minha vida e se eu vou ser capaz de enfrentar a faculdade e em seguida exercer a profissão. Desde que comecei, me pego sempre nervosa, com pensamento a mil e com meu coração acelerado e com uma profunda vontade de chorar. Parece que tudo que eu sentia antes foi multiplicado por mil.

Já faz alguns anos que eu tenho alguns sintomas de ansiedade, mas sempre tive medo de contar para alguém ou desabafar sobre eles. Esses sintomas pioram ao menos uma ou duas semanas a cada mês. Sinto medo de tudo, do passado, presente e futuro. Fico criando, em minha cabeça, constantes se, pensando no que pode acontecer e isso me assusta. Além disso, estou ficando sem apetite, quando tento comer, a comida volta assim que eu engulo. Sofro de insônia a anos e tenho muito medo do escuro e de ficar sozinha do quarto. Sinto minhas pernas e mãos tremerem. Além de que eu tendo a ficar me isolando e afastando as pessoas por medo de me machucar e de ser um incomodo. Eu também estou sempre estressada e irritada, qualquer pequeno ruído pode me deixar com muita raiva. Além das dores constantes em meus ombros, como se eu tivesse carregando um grande peso quando eu não fiz o menor esforço. Sinto dor de cabeça e às vezes fico tonta. Sinto muito medo de muitas coisas, do escuro, de perder os meus pais, de magoar a minha família ou ser uma decepção e não conseguir obter sucesso algum na vida, ser apenas uma fracassada.

Não sei o que fazer, todos esses sentimentos estão ficando insuportáveis. Não sei como pedir para minha mãe me levar para terapia para ver se melhora. Não sei. É isso. Acho que ficou mais para um desabafo do que uma pergunta.. Mas é isso. Apenas isso.

A melhor resposta 11 AGO 2018

Olá querida Lini. Que tal tentar começando com a questão do autoconhecimento? Falar a sua mãe que está dando um passo importante em sua vida, e gostaria de se conhecer mais, desenvolver habilidades e ser uma boa profissional.. ? O importante é você estar disposta e aberta para o processo de psicoterapia, e isso você demonstra estar. Então tentar falar com jeitinho acredito que mal não fará :) Quando estiver a vontade, fale.. Isso pode te ajudar a tirar esse peso também. Fico a disposição. Nicoli Lopes.

Nicoli Lopes Psicólogo em São José