Como conduzir um grupo de terapia comunitária

Feita por >Francisco Giardini · 24 fev 2016 Terapia de grupo

Tenho um grupo de pessoas de baixa renda que nos reunimos uma vez por semana e precisamos de ajuda para planejar e manter o foco dos encontros...

Gratidão.

A melhor resposta 24 FEV 2016

Olá Francisco
Em primeiro lugar é preciso saber se você é psicólogo ou qual a sua formação.
Em segundo lugar, por qual motivo este grupo foi formado: Com qual objetivo você formou o seu grupo?
Você deve levar ao grupo o seu objetivo, o que você gostaria de trabalhar com eles e também, e principalmente, perguntar a eles qual são os objetivos deles. Se o objetivo deles é político e o seu não, com certeza vocês não chegarão a lugar nenhum. Todos os objetivos que sejam compatíveis com o grupo, podem ser incluídos. Exemplo, se você tem um grupo de casais para falar sobre métodos contraceptivos e alguém quer falar sobre algo na relação sexual que não se sente bem, me parece que seja bem adequado.
Você deve ter temas e planejar o numero de sessões de acordo com os temas a serem abordados e desenvolvidos. Suas sessões precisam ser planejadas anteriormente, com jogos e dinâmicas que favoreçam a percepção daquilo que você pretende trabalhar em cada sessão. Assim, você se manterá no tema e no objetivo do grupo, conhecido por todos. Tudo deve estar muito claro pra ocê. Se você estiver perdido, não pode conduzir seu grupo. Se o tema é um problema ou desconhecido pra você, você não pode conduzir alguém por caminhos que nunca trilhou.
Prepare-se para trabalhar com as emoções que possam aparecer.
Sugiro também que você busque uma supervisão.
Boa sorte em seu trabalho. Espero ter ajudado um pouco.
Sandra Colaiori

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

29 FEV 2016

Caro Francisco se você é psicólogo ou terapeuta
sugiro o livro grupo de crescimento da Dra Teresa Robles editado pela Editorial Diamante de Bh. Nesse livro tem vários exercícios terapêuticos muito úteis para se trabalhar a parte emocional dos participantes do seu grupo. É importante estudar bem este livro antes de aplicá-lo. Quando bem aplicado esses exercícios proporcionam experiencias enriquecedoras para as pessoas aprenderem a lidar melhor com suas emoções.
Outra dica seria usar o trabalho de Carl Rogers. Ele tem um livro chamado Grupos de encontro que pode te dar muitas ideias. espero que eu tenha te ajudado com essas dicas.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

25 FEV 2016

Olá, Francisco
Com certeza, seja qual for o trabalho, individual ou grupal, o trabalho necessita de levantamento das necessidades desse grupo. Para que você estabeleça um plano de trabalho, ou planejamento. Como por exemplo, Estabelecer umas perguntas: quais são os seus objetivos neste encontro, e o que vocês esperam com estes encontros, cada membro do grupo dá sua resposta. Assim você poderá saber especificamente os objetivos, ou estabelecer o estado atual para chegar no estado desejado ( onde você está e onde você quer chegar). Então começamos, com as apresentações e depois com as técnicas das dinâmicas de grupo relacionadas àquelas necessidades (pesquise que técnicas ajudariam no desenvolvimento daquele assunto levantado?). Sempre em cada reunião fazendo um fechamento. Do que foi importante e o que trouxe de bom. Estabelece um tempo de encontro e uma distribuição de fala dos participantes para que todos possam falar e não deixe apenas um centralizar o assunto. Qualquer coisa se precisa poderá procurar ajuda de um colega profissional que trabalhe na área social. Abraços e boa sorte.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

25 FEV 2016

Creio que se você fosse psicólogo saberia as práticas, meios e como aplicar as técnicas, mas como não deixou claro, vou sugerir que vá até uma clínica escola perto de VC e solicite um Psicoterapeuta, pois eles sempre tem estudantes que são muito bem supervisionados que acompanharam você, claro se foi VC que firmou o compromisso com esse grupo pode ficar como líder, dele buscando além de psicologia, enfermeiros que TB atuam na saúde da família, Nutricionista que necessitam de estágios, enfim VC PIDE crescer com esse grupo. Estou respondendo como se VC não fosse psicólogo, mas caso seja ótimo TB! Boa sorte!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

24 FEV 2016

Francisco, boa tarde! Durante a prática clínica vemos que as mais diferentes pessoas, com suas histórias únicas, trazem temas que se repetem e que, como Terapeutas, podemos ter a oportunidade de construir coletivamente o conhecimento e a consciência de si e das relações. Dessa forma, os Grupos Terapêuticos surgiram como uma nova possibilidade terapêutica para essas pessoas que gostariam de se reunir e compartilhar, além de obter um suporte psicológico sobre um tema pontual. Como minha colega de profissão Sandra Colaiori relata, é muito importante ter um público-alvo, objetivo, planejamento e cronograma deste trabalho para que a proposta seja adequada e que todos possam colher os resultados em de acordo com o seu momento de vida. É importante ressaltar que os Grupos Terapêuticos não são caracterizados como uma psicoterapia de grupo, pois a cada semana discute-se um tema diferente, com um grupo novo. Ou seja: as pessoas vão somente à reunião cujo tema as interessa. Elas também não são reuniões de autoajuda, pois são dirigidas por psicólogos com formação em intervenção em grupos. Por isso, a importância do terapeuta ter uma supervisão, pois há um trabalho em ambas as partes conforme suas intenções, momentos e responsabilidades. Espero ter lhe ajudado. Para quaisquer esclarecimentos estou à disposição para trocarmos experiências. Att, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro