Como cobrar menos da minha filha?

Feita por >Bu · 15 nov 2019 Terapia familiar

Sou mãe de uma menina de 6 anos, tenho cobrado dela que faça o dever da escola com capricho, que tome banho sozinha. Mas ela sempre me pede ajuda. Como resolver isso.

A melhor resposta 19 NOV 2019

Olá Bu,

Entendo sua vontade de querer que sua filha seja mais autônoma, mas cuidado pois ela é uma criança de 6 anos e possui menos recursos que você. Outra coisa são as expectativas que você tem criado sobre o desenvolvimento dela, tentando adequar a menina a essas expectativas invés de respeitar o tempo dela.

Pela pergunta parece que você é quem está se cobrando muito e está transferindo essa cobrança para a sua filha também. O que pode ter relação com o que disse acima sobre expectativas. Pois na aparente impossibilidade de satisfazer suas expectativas sobre si própria você acaba que as transfere para o outro.

Quais são as suas frustrações antigas e atuais?

Existem cobranças que você tem se feito e/ou tem recebido e que não está mais suportando?

Acredito que aliviar sua própria tenção e trabalhar seus conteúdos internos ajude você a não ter que transferí-los para sua filha.

Um abraço,
Guilherme Fernandes.

Guilherme Fernandes Psicólogo em Uberlândia

20 respostas

16 NOV 2019

Olá Bu! É importante você ajudar sua filha a desenvolver autonomia. Primeiramente você a ajudará nas tarefas e conforme ela vai desenvolvendo autoconfiança ela também vai poder fazer sozinha.
Comece ajudando, depois deixe-a fazer as tarefas com você olhando, para que ela se sinta segura e logo, ela estará realizando as tarefas sozinha, sem supervisão.
Essa questão de autonomia se desenvolve com segurança afetiva, dela se achar capaz de fazer as coisas de forma adequada e esta segurança depende de acreditarem nela para que ela também acredite.
É um trabalho delicado, exige paciência e sempre saber o que falar, como falar e despertar nela o interesse e satisfação em fazer.
A mesma coisa quanto ao capricho e zelo pelas suas coisas. Conforme ela for entendendo os porquês, e assim ter também a satisfação de ver suas coisas organizadas e limpas, também continuará fazendo. Invista, acredite e ajude sua filha a desenvolver estas habilidades.

Adriana Correia Alves Psicóloga Psicólogo em São Paulo