Como buscar a raiz de uma situação que me ocasionou traumas?

Feita por >Any · 7 mar 2021 Traumas

Eu me envolvi com um homem que eu conhecia há 3 anos (não tinha nenhuma aproximidade, apenas conheci de lugares públicos) e sempre taxei ele como um homem que não prestava.
Acabei namorando ele sem eu querer - ele queria e eu não, devido ao que eu taxei sobre ele- , antes de namorar eu o via como um péssimo homem, comecei a namorar e continuei com o mesmo pensamento ( mesmo ele demostrando ser diferente) hoje estamos 3 anos juntos e eu ainda continuo carregando isso comigo.
E vejo que não é ele o problema e sim o que eu criei em mim sobre ele, eu consigo vê que o que eu vejo está errado, porém é uma coisa que eu criei na minha mente e não sai.
Não sei se eu alimento com pensamentos ruins.
Eu conheci ele em locais públicos, festas, lanchonetes, bares essas coisas, e hoje eu não consigo sair com ele em locais públicos que tem pessoas solteiras lá. Me da crise de ansiedade, eu começo à ver coisas onde não tem, crio situações para discutir, brigo por ciumes ou desconfiança por algo nada a ver kkkkk.
Se eu estou em um local com ele, e tiver algum amigo com uma amg, eu tenho crises de ansiedade, é como se eu não podesse ter convívio com ninguém perto dele que seja solteira.
Eu já acho que vai dar moral, vai dar em cima, ou que ela o conhece de festa e eu saio como a besta da situação por namorar ele, por vergonha de ter namorado ele.
Resumindo, não posso estar próximo de ninguém que seja solteira junto à ele, e isso vai de mulher bonita até a feia kkkk
Eu fiz EMDR em algumas terapias, devido à um relacionamento abusivo que eu vivi. E aprendi como funciona e faço sozinha em casa.
Porém eu não sei achar onde está o ponto chave desse trauma, dessa cena que meu cérebro armazenou.

A melhor resposta 9 MAR 2021

Olá, Any.
Em seu relato, não me pareceu claro os motivos pelos quais você se atrai e se mantém na relação com ele, tendo em vista que em diversos momentos acentuou que não desejava a relação. No entanto, há de se considerar que há algo que supre parte de seus anseios, a ponto da relação já se consolidar em 3 anos. :)
É importante se permitir olhar para a própria história, afim de identificar os motivos que definiram sua caminhada, incluindo a própria relação com ele. A ansiedade, causada nestas situações que descreveu, certamente é desconfortável, mas pode ser uma comunicação entre seu Eu mais inconsciente tentando expressar um receio, provavelmente, oriundos de crenças construídas ao longo de sua vida que merecem atenção, escuta e legitimação.
Mais do que buscar a inibição destes sintomas, é importante que tente entendê-los, querida.
Um processo psicoterápico, sob uma perspectiva psicanalítica, costuma seguir esta linha de raciocínio e pode te ajudar, querida.
Estou à disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

12 MAR 2021

Olá Any. Na psicoterapia existem várias abordagens, e todas elas vão chegar ao ponto q vc deseja, a origem dos seus traumas. Porém vc precisa mais do q 3 sessões. O processo de psicoterapia é um processo de auto conhecimento também.
Retorne a terapia. O quanto antes.
ABS Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 MAR 2021

Any
Precisa fazer Psicoterapia para chegar as causas desse problema.
Talvez seja mais fácil do que voce imagina.
O quanto antes esclarecer isto e resolver teu problema emocional, mais viverpa a vida.

5817 respostas

10 MAR 2021

Bom dia Any,

Uma relação afetiva é algo muito desafiador para ambos os envolvidos, e representa uma grande oportunidade de crescimento para o casal. Geralmente, quando vivenciamos um relacionamento abusivo, é preciso tempo para elaborar tudo que foi vivenciado, é preciso tempo para aprender a se fortalecer, se amar, se conhecer, se querer, entender nossos gostos, estar bem a sós e somente depois, se abrir para um nova relação, com mais clareza e consciência daquilo que se busca em uma vida a dois. Quando o relacionamento abusivo não foi superado adequadamente, é possível que haja comportamentos que vão interferir negativamente em nossas relações e interações, a curto, médio e longo prazo. É necessário então que haja e correta elaboração e superação desse relacionamento abusivo, e um processo terapêutico com um psicólogo é altamente indicado nesses casos, e pode ajudar bastante. Espero ter te auxiliado, e desejo que possa encontrar um bom psicólogo para te dar um bom suporte nesse processo.

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

9 MAR 2021

Olá Any.
Grata por sua pergunta.
Pelo seu relato, tive a impressão que você mesma, no seu íntimo sabe que a resposta está em desenvolver a sua auto estima através da terapia. No processo do autoconhecimento trará à consciência idéias irracionais e pensamentos disfuncionais que estão interferindo no seu Bem Estar e fazendo com que você tenha atitudes das quais sente estranheza mas que não consegue evitar de realizá-las frente à grande carga de energia que esses pensamentos trazem à tona e ao grande nível de ansiedade com que é bombardeada naquele momento. Busque a terapia psicológica para falar de seus sentimentos e emoções. No ambiente neutro do consultório psicológico e sob a ética e trabalho científico do profissional poderá encontrar as respostas que procura.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

8 MAR 2021

Olá Any, quando passamos ou presenciamos algumas situações traumáticas e não tratamos, de fato, isso nos acompanha ao longo Dávila e acaba interferindo nas nossas ações e relacionamentos. Penso, que te ajudaria muito neste momento buscar ajuda psicológica. Faça terapia, durante o processo terapêutico, você será capaz de compreender de onde é por que você tem toda está insegurança. A terapia é um processo de descobertas gradativas, onde você vai se fortalecendo e sendo capaz de enxergar as coisas de forma mais clara.Não deixe de buscar ajuda, isso tem interferido negativamente na sua forma de se relacionáramo-nos,outros e tem tem te causado sofrimento.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

8 MAR 2021

Olá Any! Grato por escrever. Certamente, pelo que você escreveu, você está sem autoconfiança; está colocando o foco central do controle das coisas fora de si mesma. A Psicologia científica, séria, com solidez, exige abertura mental, disciplina, persistência, regularidade.
O profundíssimo namorado de cada pessoa, precisa ser ela mesma.
Será muito enriquecedor você passar por caminhada científica com psicólogo, para que possa amadurecer, desenvolver autoconfiança, conhecer melhor tua identidade, personalidade, formas de ocupar o tempo bem como avaliar e utilizar teus potenciais.
Pesquise nossos perfis, escolha um de nós, e passe por psicoterapia.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.