Como ajudar meu esposo?

Feita por >Esperança · 25 abr 2021 Luto

Meu esposo perdeu a mãe no dia 06/04/21. Ela tinha 73 anos, era forte mas infelizmente perdeu a batalha para a covid. Em menos de um mês perdemos ela, sem estar esperando que isso acontecesse. Meu marido está sofrendo muito com essa perda. Tem momentos que ele parece estar bem e no minuto seguinte fica nervoso e com dores no peito. Nesses momentos ele trata nosso filho e eu com muita grosseria. Eu estou tentando ser paciente e dar todo o suporte que ele precisa mas confesso que está difícil, a impressão que tenho é que por mais que eu me esforce, não consigo ajudá-lo como necessita. Não sei mais o que fazer. Nosso relacionamento está abalado. Por vezes tenho impressão que eu e meu filho estamos atrapalhando ele. Eu tenho procurado pensar que isso tudo vai passar mas confesso que estou cansada. Como posso ajudá-lo?

A melhor resposta 11 MAI 2021

Olá Esperança,
É um desafio diário conviver com uma pessoa que está passando por um processo de Luto pela perda da mãe. A sensação que você se esforça e parece que não consegue ajuda-lo, é porque realmente é dificil por ser tão próxima.
Seu marido precisa de ajuda profissional nessa fase. É preciso fazer uma avaliação, mas muito provável que teria que ter um acompanhamento com um psicólogo e psiquiatra.
Converse com ele, fala como se sente, que quer ajudar mas percebe que não esta conseguindo e que precisa de ajuda de um profissional.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo