Como aguentar qualquer coisa?

Feita por >Gilda · 25 ago 2021 Desenvolvimento pessoal

Estou tentando dar o máximo de mim em algumas coisas que são necessárias para meu futuro, é cansativo, mas preciso aguentar isso por uns 2 ou 3 anos, então será algo temporário, como dar conta?

A melhor resposta 26 AGO 2021

Oi, Gilda

Olha, é necessário entender um pouco mais do seu caso para pensarmos em estratégias juntas. O que você está chamando de "aguentar qualquer coisa?", seria trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Seria, ter que conviver com alguma pessoa que te faz mal? Ou seria algum tipo de submissão?

A depender da tua resposta, vamos tentar te ajudar de uma forma diferente, entende? No entanto, caso você esteja apenas falando sobre uma rotina de estudos muito densa, recomendo que busque estratégias de organização, distribuir bem seu tempo e tentar se manter focada são os melhores caminhos para dar conta do trabalho/estudos.

Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga e Terapeuta Sexual

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

8 SET 2021

Gilda,
Como voce escolheu este futuro?
Tem certeza que está no caminho certo? Isto é realmente seu?
Se está, tudo bem... os desafios, os "sacrifícios são realizados com alegria e prazer.
Mas, caso não seja um sacro offício, então deve repensar pois a vida se manifesta onde existe prazer, alegria e facilidade.
A vida não está baseada na dor, no sacrifício.
O futuro voce o faz de acordo como vive o teu momento presente.

5817 respostas

2 SET 2021

Olá, Gilda. É bom poder dirigir-lhe algumas palavras neste momento em que como diz, se sente bastante cansada. Vejo com muito apreço o fato de reconhecer o seu próprio esforço, quando diz que está tentando dar o máximo de você. É muito importante para seu planejamento futuro. A autovalorização é uma característica fundamental para o processo de desenvolvimento humano. Outro fator digno de nota, é você conseguir se privar de algumas regalias nesse momento, que é o que a meu ver lhe acontece, para ser beneficiada no futuro. Pessoas como você, com visão de perspetiva de futuro, são muito assertivas e geralmente conseguem atingir os objetivos. Quanto ao seu questionamento sobre dar conta: se em determinado momento sentir que necessita de ajuda, não hesite em procurar. Ninguém é obrigado a dar conta de tudo, o tempo todo.
Sucesso!
Benjamim Amorim, Psicólogo e Psicopedagogo

Anônimo-390302 Psicólogo em Varginha

20 respostas

31 AGO 2021

Bom dia Gilda.
Para atingirmos objetivos importantes, é necessário esforço, suor, perseverança e foco.
Momentos de lazer e relaxamento devem fazer parte desta equação.
Dar o máximo de si mesmo pode ser o caminho para a exaustão e colapso.
Equilíbrio, essa a chave. Fique bem.

Eduardo D Andrade Psicólogo em Brasil

40 respostas

31 AGO 2021

Olá, Gilda... lendo seu comentário, me veio à mente situações relacionadas a trabalho e talvez familiar... como ter condições para sair de uma situação que a fere, incomoda... importante saber o que você chama de aguentar... o que essa situação está exigindo de você.
De qualquer forma, é necessário se fortalecer para enfrentar os desafios que a vida apresenta. Não trace um caminho solitário para esse enfrentamento, isso é o principal, ok?

Abraço fraterno,

Leonilda Castilho

Anônimo-391348 Psicólogo em Limeira

8 respostas

27 AGO 2021

Olá Gilda.
Será que são só 2 ou 3 anos o que se propôs a aguentar?
Porque é necessário passar por isso? Qual o propósito do que "tem que aguentar"? Vale a pena esta situação?
Como anda o seu humor, sua motivação?
Qual o tempo que se dedica a cuidar de você mesma e ter momentos de laser?
Você pode fazer algo incomodo, mas separe tempo para outras coisas mais interessantes para você.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

26 AGO 2021

Olá Gilda! Será prudente sabermos mais. Aguentar qualquer coisa não dá! Aguentar, por exemplo, cinco anos de faculdade com profunda dedicação, abrindo mão de festas e diversões, tem sua explicação no objetivo. Se você tem que aguentar coisas por dois ou três anos, sem desorganizar tua essência, a conquista visualizada daqui a três anos, desde que com bases realistas, dará força para lidar com as privações atuais.
Estarei à disposição para compreender mais detalhadamente o que você trouxe para reflexão, após isso, poder falar com maior consistência.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Púublicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.