Como agir com uma pessoa que tenta me inferiorizar?

Feita por >Bruno Rocha · 2 jan 2019 Violência psicológica

Não entendo o comportamento da minha tia. Ela tem um filho de 20 anos que é imaturo e viciado em redes sociais, ele não sabe sentar e conversar de maneira saudável, fica com celular na mão e conversa parecendo criança. Minha tia fica forçando ele a sair com os amigos a noite. Parece que ela acha que o filho sair com os amigos e chegar 5 horas da manhã, é legal e bonito. Eu já tenho 29 anos tenho depressão e Tdah. Estou medicado e me sinto controlado e melhorando com o passar do tempo. Sou bem caseiro, gosto de ficar sozinho e não gosto de beber ou sair a noite. Boate para mim é um ambiente totalmente caótico. O que eu não consigo entender é que ela quase todas as vezes que me encontra costuma dizer: ''O ....... saiu ontem e chegou 5 horas da manhã.'' E quando ela encontra minha mãe ela costuma fazer a mesma coisa. Minha mãe diz que ela faz isso por maldade, para provocar. Tipo o Bruno é depressivo e meu filho sai a noite com os amigos e chega de madrugada. O que ela não percebe é que eu não sinto um pingo de inveja, pois considero esse rotina de vida destrutiva e sem sentido, sair ficar numa roda mexendo em whatsap e falando bobeiras infantis. Não só eu mas outras pessoas da família acham esse meu primo imaturo e até um pouco infantil. Gostaria de saber como posso deixar claro para ela de maneira educada que eu não me importo nem um pouco e não sinto inveja da rotina do meu primo. O fato dela ficar falando que ele sai a noite quase todas as vezes que ela me encontra está me irritando e eu não me interesso pela rotina dele nem um pouco. O que faço?

A melhor resposta 6 JAN 2019

Boa noite Bruno, o que você relata do comportamento da sua tia pode indicar "o incomodo que ela sente em relação a você ser diferente do filho dela", já parou para pensar nisso?
A insistência dela em falar para você e para sua mãe sobre o seu primo, o que ele faz e "você não faz", as diferenças entre ele e você incomoda mais a ela do que a você que, tem um comportamento diferente por opção.
Falar que você é depressivo, "Tipo o Bruno é depressivo e meu filho sai a noite com os amigos e chega de madrugada." é só a forma que sua tia tem para aliviar o que a incomoda e, é um problema dela, ela que tem que resolver, buscar tratamento uma terapia.
Você tem 29 anos, tem depressão e TDAH, e está no momento medicado, controlado e melhorando, mas do que isso consciente do que quer viver e, como quer viver a sua vida, como passar o seu do tempo e, isso é excelente! Parabéns.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

4 JAN 2019

Bruno, você dá ao outro o direito de te inferiorizar? Não tente concluir as intenções do outro, assim como não atribua responsabilidade a ele, sobre seus incômodos. Pense em resgatar a tua autonomia emocional e organizar um jeito de viver seu dia-a-dia de forma internamente harmônica.
Grato
Ary - Limeira

8602 respostas

2 JAN 2019

Boa tarde!

Vc faz psicoterapia? Para tratar a depressão, apenas o medicamento não é suficiente. Se vc não está em acompanhamento psicológico, sugiro que dê início ao processo.
Sobre a sua pergunta, me ficou um questionamento: se vc não se interessa por essas atividades que sua tia propõe, por que se incomoda com a opinião dela? Será preciso colocar limites nessa relação, pois o outro só irá te inferiorizar se vc permitir.
Aborde isso com o seu psicólogo para que possam pensar juntos em estratégias de enfrentamento! Fico a disposição.
Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

2 JAN 2019

Olá Bruno!
Quando li a sua pergunta me ocorreu a reflexão: o quanto você permite que sua tia te "inferiorize"? Às vezes para colocar um limite no outro precisamos ser claros o suficiente para que o outro modifique seu comportamento. Imagino que se você está tomando medicações para depressão e TDAH esteja fazendo psicoterapia, e o profissional que lhe acompanha poderá trabalhar contigo estratégias para se posicionar assertivamente com sua tia. Se não estiver fazendo psicoterapia é muito importante iniciar, pois a medicação trata o sintoma; mas é a psicoterapia que te dará a estrutura psicológica e as ferramentas necessárias para ter uma vida saudável.
Abraço e conte comigo!
Psicóloga Jaqueline Elisa

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul