Como agir com a criança que se masturba?

Feita por >Solange · 7 fev 2017 Psicologia infantil

Ela tem 4 anos e se masturba, sou psicóloga recem formada e queria saber como posso agir com ela em consultório, sei que a masturbação é normal até um limite, mas ela se sente muito a vontade com homens estranhos e gosta de ficar Acariciando as pessoas quando abraça como o pai e a madrasta, que são os que estão com a criança ha uns 20 dias, pois a mesma vive com a mãe e está passando férias com o pai.

A melhor resposta 8 FEV 2017

Bom dia Solange, acredito que a manusturbação é normal porque a criança também sente prazer e está se conhecendo. Agora é preciso ficar atenta a este estimulo, porque também pode está sendo estimulado por fontes externas a ela, converse brincando com ela, pergunte como ela aprendeu esse ato, se alguém ensinou a ela, sem repreendê-la. Porque há várias possibilidade para ela está se estimulando aos 4 anos (autoconhecimento e estímulos externos de alguém) são um dos fatores. Não se apavore, investigue as causas sem repreendê-la.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

9 FEV 2017

Ei Solange, acho que vale a pena investigar a possibilidade de abuso sexual, já que aparentemente esses comportamentos sexualizados estão aumentados. Vai ser preciso conversar com o pai e com a mãe , a criança pode também estar em contato com situações sexuais, o que não deixa de ser abuso. Abraço e boa sorte.

Vânia Virgínia

Vânia Virgínia da Silva Nogueira Psicólogo em Vila Velha

21 respostas

8 FEV 2017

Boa tarde Solange. Sugiro que investigue os atos masturbatórios e com quem é feito. Procure estimular com desenhos e bonecos. Depois oriente os pais e padrastos sobre suas constatações. Após avaliação sugira compensações prazerosas e ensine aos responsáveis. Boa sorte. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

8 FEV 2017

Prezada Solange,

Você pode trabalhar a sinalização desse comportamento para a criança, mostrando os locais em que ela pode fazer isso e onde não pode. Também sugiro ficar atenta a detalhes do fenômeno, se ocorre com outras crianças, ou apenas com adultos. Caso tenha família de bonecos, pode montar cenas, investigar um pouco mais sobre as primeiras experiências com masturbação da criança. Desenhos são sempre uma boa forma de comunicação também, como técnica do desenho da família e outros.

Um abraço,

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis