Coisas da vida

Feita por >Luana Lopes Bertoleti · 15 nov 2020 Crise existencial

Queria fazer um relato: Tenho 21 anos, nunca tive um emprego, não sei que faculdade fazer e aproveitei muito pouco a minha adolescência. Parece que fracassei na vida, hoje vendo meus antigos colegas já quase formados sinto que nao conquistei nada ainda, nunca assumi uma grande responsabilidade com nada e isso me faz pensar que nunca vou conseguir. Queria voltar no tempo e fazer tudo diferente.

A melhor resposta 16 NOV 2020

Olá Luana!

Se comparar com as pessoas dificilmente nos ajuda, as pessoas tem ritmos diferentes, vidas e realidades muito diferentes.
Analisar e entender os motivos que te levaram a escolher e a decidir sobre esses aspectos da sua vida, assim como procurar entender quais expectativas você tem para o hoje e para o amanhã, podem te ajudar a reorganizar seu posicionamento de vida.
Avaliar suas preferências, necessidades, fortalezas e vulnerabilidades são aspectos que ajudam nessa análise.

Trabalhe com metas e objetivos específicos, coloque alguns prazos.

Você não pode voltar no tempo, mas pode agir de outra forma para fazer ter um futuro diferente.

Desejo um bom momento de reflexão para você! Me coloco a disposição
Um abraço!

Josiane Cordeiro dos Santos Psicóloga Psicólogo em Joinville

8 respostas

17 NOV 2020

Olá Luana...
Esse sentimento de indecisão acabam fazendo você ficar estagnada em uma posição, não buscando fazer nada para sair da zona de conforto.
A comparação com as outras pessoas, só acaba piorando as coisas, fazendo você se sentir ainda mais desanimada, pensando que as coisas não dão certo para você.
As conquistas veem depois de muito esforço, dedicação e superação de dificuldades. Mas para isso, você precisa se permitir assumir responsabilidade, se permitir ter um emprego, encontrar algo que goste de fazer e se dedicar a isso.
O tempo não volta, mas você pode começar a fazer a diferença na sua vida hoje mesmo, não precisa de uma faculdade para isso, basta se abrir as oportunidades, deixar que as coisas aconteçam.
Deixar a ansiedade de lado. O medo do fracasso sem ao menos experimentar. A insegurança de fazer algo errado sem ao menos tentar.
Te oriento a buscar ajuda de um profissional orientador profissional e de carreira para trabalhar com você aspectos ligados a insatisfação com a situação trabalhista, de faculdades não realizadas e de não saber qual área de conhecimento seguir. Trabalhando o autoconhecimento para compreender o que gosta e o que não gosta de fazer, atividades que lhe proporcionem prazer e satisfação, trabalhar as influências internas e externas.
Enfim, um orientador profissional e de carreira te ajudará a encontrar as respostas que tanto procura, te auxiliando em quais passos deve dar para alcanças seus objetivos e metas pessoais e profissionais.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

16 NOV 2020

Luana.como voltar no tempo não é possível vc pode encontrar novas formas de viver o presente. Faça terapia. Vai te Ajudar a se encontrar profissionalmente e Se entender. Se precisar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 NOV 2020

Olá Luana! Caso não haja engano, você já escreveu outras vezes. A primeira grande faculdade que precisamos é a socialização ética; a segunda grande faculdade é o trabalho. As outras somente gerarão êxito, se essas duas estiverem harmônicas. Trabalhe, não escolha: vá ser auxiliar de aprendiz, faça o mais simples, aceite condições pouco atraentes quanto a benefícios. Certamente elas serão inversamente muito atraentes para gerar aprendizado, experiência, tolerância. Diploma de faculdade muitos terão, mas para que esse leve à melhor realização possível será necessário que aprendam profundamente. Isso acontece com uma pequena minoria. Depois precisa que a pessoa que aprendeu profundamente consiga trabalhar na área, feliz com personalidade.
Será muito importante você passar por processo de orientação ocupacional com psicólogo clínico, para sair do mundo da fantasia profissional.
Estarei à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento fisico, senso de comunidade, Ciência!)