Choque de realidade aos 18 anos.

Feita por >Andre · 8 set 2022 Abordagem psicológica

Ou eu sou muito inteligente ou eu sou muito burro.
Tenho 18 anos e passei por 3 anos dificeis, nao sei se foi por causa das novas amizades do secundario, mas eu ja tinha mudado de escola 4 vezes e pergunto me porquê que desta vez foi diferente? Diferente porque eu já nao me sentia tao feliz como antes do secundario, e cada vez mais fui me tornando introvertido. Na escola, sempre tive uma grande facilidade de decorar as coisas, por isso com apenas 5 minutos de atençao nas aulas e sem estudar nada, sempre tive notas acima de 90%. Mas nestes ultimos 3 anos, fiquei mais introvetido e baixei muito as notas. Estes 3 anos de secundario foram tempos perdidos de certa forma, por causa das minha notas, nunca fiz absolutamente nada na escola e por isso baixei as minhas notas para um incrivel 11 de 0 a 20.
Nunca tinha estudado, mas comecei a estudar pela primeira vez, a duas semanas dos exames, o que geralmente é um erro
começar a estudar assim tao em cima dos exames, mas a verdade é que tive 15 a português e 14 a matematica.
Ou seja, se em duas semanas de estudo eu tive 15 e 14, imagina se eu tivesse estudado estes 3 anos?
Agora eu tou com média de 13 e tive a pensar, e poderia facilmente estar com media de 18....
Basicamente eu tinha tudo para ser uma mente brilhante neste momento, entrar na universidade que eu quisesse e ir trabalhar para onde eu quisesse. Neste momento não tenho isso e se eu ainda posso mudar algumas coisas, mas isso levará tempo, 1 ou 2 anos talvez.
Por isso, apesar de eu ter aprendido muita coisa nestes 3 anos, nao me sinto bem e acho que foram 3 anos perdidos...

A melhor resposta 7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 SET 2022

Olá, André! Sinto muito que esteja passando por isso, mas saiba que 18 anos é uma idade de transição muito forte. Vários pensamentos podem tomar conta de você facilmente, mas é necessário você lembrar que esses pensamentos são só pensamentos. Se você aprendeu muita coisa nesses três anos não tem como esses três anos serem perdidos. Uma outra questão é que durante esse período de estudo na escola muito do que é dado é generalista (fala-se de tudo, mas sem profundidade) então é normal você se sentir perdido. Uma coisa que pode te ajudar muito são testes vocacionais para que você identifique suas maiores habilidades e competências para determinada área profissional, seja paciente com você. Boa Sorte!

Raqueline Gomes Portela Psicólogo em Feira de Santana

4 respostas

9 SET 2022

Olá André,
Voce pode ser inteligente e burro, depende do foco que voce dá à vida.
Voce percebeu que tem facilidade de memorizar, de aprender, mas isto te deixa numa encruzilhada: Inteligência e burrice!
O que voce faz com o que aprende?
Talentos são recursos que a própria vida dá. E cada um tem talentos diferentes, cada um tem os seus.
São os recursos necessários para a conquista do seu objetivo de vida....
Qual o seu objetivo de vida? Qual a tua missão de vida? Não é a missão que a intelectualidade desenha para voce...
É a missão que justifica a tua existência aqui... Se voce estiver no endereço desta missão, a facilidade de memorizar pode te ajudar, será inteligente. Caso estiver no endereço outro... será um problema para voce.
Não se condicione ao que o sistema quer de voce, identifique o que a vida quer de ti; esteja de acordo com a inteligência da tua vida.
Abraços

5817 respostas

9 SET 2022

Olá André! Que bom que você escreveu esse conteúdo! Esse é um equívoco que cometemos por uma conjugação e fatores: primeiro o conhecimento é cumulativo, de qualidade e quantidade. O saber que a humanidade acumulou em milhões de anos, é algo encantador, mas somente acessível em pequena parte, para cada um de nós. Por exemplo: há aproximadamente trezentas profissões de dimensão universitária (universal - saber pensar, criticar, fazer, desenvolver) e da média delas, derivam mais ou menos, dez especialidades de cada uma, o que leva, aproximadamente a três mil profissões. Mais abrangente ainda: as profissões que não se vinculam ao universitário são incontáveis, variáveis conforme a cultura, muito mais do que três mil. Veja que por mais que aprendamos, não aprenderemos tudo.
Certamente com a orientação adequada de um psicólogo especializado em orientação ocupacional, você reorganizará teus estudos, resgatará a quantidade, qualidade e criticidade do saber. Conte conosco.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

9 SET 2022

Olá André,
Está etapa da vida é uma etapa de transformação, de busca de si mesmo. Muitas são as expectativas, as escolhas importantes que envolvem nossos planos de futuro, entre outras coisas mais. Um trabalho de psicoterapia poderá ajudar você a se descobrir, conhecer suas forças, habilidades e como trabalhar para seguir evoluindo! Sentir-se estranho, diferente do que sempre se percebeu é normal nesses momentos de mudança! Agora é o momento de buscar seu rumo, seu norte através do autoconhecimento!

Maria Helena Rocha Azevedo Pincherle Psicóloga Psicólogo em São Paulo