Casal de idosos com problemas de comportamento e convivência tem solução?

Feita por >VALTER · 3 nov 2017 Psicologia social

Meus pais estão com idades entre 69 e 70 anos. Eles brigam muito e agora quase chegam a se agredirem fisicamente. Ele, mulherengo e mandão, ela do lar e religiosa.

A melhor resposta 9 NOV 2017

Olá Valter!
Há solução sim. É possível que haja comportamento construtivo e convivência harmoniosa. Observa-se que ambos no relacionamento possuem objetivos diferentes, cada um vivendo conforme suas perspectivas.Em dado momento, o diálogo entre casal pode até mesmo ser bem conflitivo, porém, ausente de agressões. Caso seus pais se interessam por auxílios externos, se ofereça para apoiá-los. O profissional de psicoterapia terá o imenso compromisso de atuar em conjunto nesta fase, caso seja necessário.

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

5 NOV 2017

Valter, entendo sua angústia, que parece que comportamento inadequado, em que com o tempo, sua mãe foi se submetendo e perdendo sua auto estima. Os idosos têm muita dificuldade em mudar seus comportamentos, por que já não possuem mais energia para isso, porém acredito que uma Psicoterapia, para sua mãe ajudaria muito, no sentido dela falar, expor suas mágoas e suas tristezas, por outro lado ela conseguiria emergir, defender-se, valorizar e defender o seu psique.
Espero que tenha podido lhe ajudar
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

4 NOV 2017

É bem complicado Walter, porque a tendência é que o indivíduo ao envelhecer tenha menos disponibilidade e abertura para a mudança, já que mudar requer um gasto de energia, foco nos comportamentos. O idoso já não se preocupa muito com esse tipo de coisa, tendo em geral uma visão muito restrita e cristalizada da sua forma de agir. O que poderia ajudar talvez fosse uma constelação familiar, uma vivência que não é feita por qualquer psicólogo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

4 NOV 2017

Boa tarde.
Ao longo da vida as características pessoais e interpessoais tendem a se reforçarem.
Uma terapia de casal se faz urgente nessa relação!
Se possível procure um psicólogo, terapeuta de casal, em sua cidade.
Fico à disposição.
Psicóloga Ana Luiza Clemente.

Ana Luiza Clemente Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

4 NOV 2017

Olá Valter!
É evidente que os comportamentos e a tolerância que se prejudicam com o passar da idade agravam a convivência mas existem possibilidades que favoreçam a harmonia sim.
É indicado dividir as questões com os médicos que os acompanham para orientação, buscar atividades que favoreçam ocupação de tempo e motivação, entre outros.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

4 NOV 2017

Boa noite, Valter!
Você consegue precisar desde quando seus pais esses desentendimentos? Se desde sempre ou só depois de idosos? Pois se a posição dele como mulherengo e a dela como religiosa se sustentou até o momento, supõe-se que algo acima disso fez com que convivessem juntos por muitos anos.
O ideal seria convencê-los a procurar um Terapeuta de casais para ajudá-los a dialogar, cada um colocando o seu pensamento, o seu ponto de vista diante da situação para que possam se entender melhor e contornar esses conflitos.
Espero ter contribuído de alguma forma.
Abraços.
Maria Lúcia

LC Terapias Psicólogo em Rio de Janeiro