Bulimia é um sintoma de ansiedade ou é um transtorno?

Feita por >Angela Gomes · 4 mar 2015 Bulimia

A melhor resposta 4 MAR 2015

Oi Angela. De fato a bulimia é um transtorno alimentar, é uma doença, não é um sintoma de ansiedade. O que pode estar confundindo você é porque podemos passar por algumas situações cuja ansiedade é tão grande que podemos ter náuseas e até vômitos. Então, para te ajudar a diferenciar uma situação da outra vai algumas dicas. Na bulimia há uma preocupação com o peso, a pessoa tem uma auto-imagem distorcida (se acha gorda) e ela vomita porque muitas vezes come quantidades gigantescas de comida, os vômitos vêm após ingerir comida em demasia. Na ansiedade, há algo de fora (situação, acontecimento) que gera esse sintoma (ansiedade/medo) e mesmo sem ter comido nada a pessoa tem ânsia, enjôo e pode vomitar.

Abraço, Marianne Coêlho.

Marianne Coêlho Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

21 JUL 2015

Olá Angela!
A Bulimia é um transtorno alimentar que dentre outros sintomas pode trazer a ansiedade. Lembrando que os transtornos dificilmente estão isolados ou se apresentam de forma "pura". Como um colega já citou, trabalhamos com pessoas e não com transtornos, logo a psicoterapia iria auxilia-la em todas as questões que estivessem envolvidas nesta situação, buscando sempre seu bem estar e qualidade de vida.

Abraços

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

6 MAR 2015

A Bulimia é um transtorno alimentar onde em geral existe uma culpa por comer e a necessidade até irreal de emagrecer, purgando a comida com vômitos, fazendo dietas malucas, dentre outros comportamentos nocivos. O ideal é a pessoa procurar um Psicólogo e um Psiquiatra o mais rápido possível, pois a Bulimia pode gerar outros problemas de saúde.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 MAR 2015

Cara, Angela.....
A Bulimia é caracterizado por transtorno alimentar e este pode desencadear outros sintomas como a ansiedade. É de suma importância procurar ajuda de um psicólogo, psiquiatra, para o devido tratamento e também para sanar as suas dúvidas. Certo?

Psicóloga Luana Fernandes Psicólogo em Santo André

7 respostas

5 MAR 2015

Olá Ângela, bom dia.
A Bulimia é um sim um Transtorno Alimentar que se caracteriza pela ingestão de grandes quantidades de alimentos (episódios de comer compulsivo), seguidos por métodos compensatórios, tais como vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e etc. como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar.
Está muito relacionado com a ansiedade e baixa autoestima.
A terapia irá apoiar na identificação da causa deste comportamento e os impactos que este gera na vida.

Fabiana dos Reis Siqueira Psicólogo em Santo André

8 respostas

5 MAR 2015

Oi Angela!

A bulimia é sim categorizada como um transtorno alimentar. No entanto, não se tratam transtornos, e sim pessoas. Além de categorizações, é importante observar as funções desse comportamento na vida da pessoa, porque eles surgiram e o mais importante, porque se mantém, para poder lidar com o sofrimento que causam.
Além do mais, os transtornos alimentares normalmente estão ligados a transtornos de ansiedade, e podem aparecer juntos, o que provavelmente gerou sua dúvida.

Êxito - Orientação e Desenvolvimento Profissional Psicólogo em Salvador