Brigas no passado

Feita por >Douglas · 15 nov 2017 Terapia de casal

Olá.

Tive muitas discussões com minha namorada no passado, cerca de quase 6 anos brigando pelos mesmos motivos, ela tem muito ciumes e cheguei num ponto conseguir mais me controlar e acabava discutindo rispidamente com ela. Fazem alguns meses que mudou com relação ao ciúmes, mas em outras não mudou. Por essas brigas estou com muita magoa de alguns fatos e palavras e por mais que ja fazem meses que não estamos brigando muito não consigo me libertar dessas magoa, volta e meia me lembro e elas me tiram o sono e a tranquilidade. Chegamos ao ponto de nos separarmos e escuto muito ela dizer que todas as brigas são passado, mas igual não consigo esquecer. Qual a opinião voce(s). Obrigado

A melhor resposta 16 NOV 2017

Olá, boa noite.
Muito tempo brigando pelos mesmos motivos e ouvindo coisas que te magoaram profundamente, provavelmente tenha constituído um trauma. É preciso cuidar desses sentimentos com atenção para que não se manifestem de outros modos. Sugiro que procure um psicólogo e faça terapia de casal. Acredito que te ajudará na elaboração desses sentimentos e facilitará o diálogo e a compreensão de vcs enquanto casal. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

21 NOV 2017

Douglas, pelo seu relato é possível perceber que foi um relacionamento muito conflituoso. Muitas vezes as expectativas criadas pelo que esperamos do parceiro na relação não se concretizam, o que pode gerar uma sensação grande de frustração: você gostaria que aquela pessoa fosse de outro modo ou agisse de outro modo, mas isto não ocorre. Se questione que tipo de pessoa você quer ao seu lado, quais as características, e compare com seu relacionamento. Depois se questione qual o sentido dessa relação para você, o que você espera dela, quais os seus planos para ela no futuro. Isto pode ajudá-lo. Mas sempre é bom fazer terapia para poder ter um aprofundamento dessas questões.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 NOV 2017

Douglas, bom dia! O ciúme é uma demonstração de dedicação ao amor que precisa ser administrada e compreendida por cada um. Este pode vir pela interpretação de falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder o parceiro, por isso é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. Uma conversa ou mesmo discussão não é uma briga, mas sim, falas importantes para conhecer mais as nossas opiniões/argumentos e as do outro, e assim, ajustar o que for possível. É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável, elaborando estas mágoas que você relata ainda sentir, através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento e a vida sexual através de muita conversa e negociação. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

16 NOV 2017

Olá Douglas, entendo o quanto esteja magoado e o quanto as palavras ficaram fixa em você a ponto de você não esquecê-las, busque um Psicologo de qualquer abordagem, faça Psicoterapia, lhe dará segurança, não a ponto de você esquecer, mas a ponto de saber lidar com essas questões.
Espero que tenha conseguido lhe ajudar.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

16 NOV 2017

Olá Douglas.
Estou atualmente desenvolvendo uma pesquisa real sobre ciúme, em breve poderá ler a minha pesquisa no meu perfil. Posso lhe dizer com toda segurança e profissionalismo que ciúme é algo extremamente normal, o que passa a ser desconfortável é o excesso, veja bem, comportamentos que visa livrar-se de algum perigo que ela pode estar sentindo como ameaça. Agora o que é, só você sabe, até porque você não mencionou na pergunta. Não vou dizer que você precisa de psicoterapia para isso, mas um psicólogo pode lhe ajudar a desenvolver habilidades de comunicação, ou como outros psicólogos aqui mencionaram, psicoterapia de casal é algo muito frutífero.
Abraço

Psicólogo Jéferson Cardoso Psicólogo em Apucarana

8 respostas

16 NOV 2017

Boa noite Douglas,

Percebo que estão em um relacionamento longo. É importante para qualquer tipo de relacionamento uma boa comunição, onde possa dizer o que sentes e escutar a outra parte. Converse com sua namorada a respeito dos seus sentimentos e suas mágoas e discutam, de forma harmonica, sobre o que vem causando as brigas.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

16 NOV 2017

Procure um profissional e faça terapia de casal para trabalhar essas questões.
Psic keili

Keili Gobi Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

15 NOV 2017

Olá, Douglas.
Em um relacionamento sempre o melhor a fazer é ser sincero e dizer tudo para o outro, sugiro que fale de suas mágoas, dos seus receios, e tentar seguir em frente se essa for a sua vontade, caso não resolva procure por terapia que vai te ajudar a superar suas mágoas.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo