Bati na minha mãe

Feita por >Santos · 1 jul 2018 Terapia familiar

Nós estávamos discutindo (nem me lembro o motivo) e a discussão chegou a um ponto em que estávamos gritando uma com a outra. Ela ficou falando e falando, me chamando de endemoninhada e falando que eu vou pro inferno, eu pedi pra ela parar de falar, pq eu sabia que se ela continuasse falando eu iria me irritar de verdade, então eu perdi a paciência e dei um chute forte na perna dela. Eu sei que isso foi muito errado e agora eu me sinto mal por isso. Essa não foi a primeira vez que isso aconteceu, eu já fiz isso umas duas vezes. Eu fico desesperada, pq eu sei que isso é errado e que eu deveria respeitá-la, afinal ela é minha mãe, mas eu não consigo me controlar. Depois que eu faço isso a raiva passa e eu me sinto triste, mas na hora eu não consigo me controlar, às vezes eu acabo descontando a raiva em alguns objetos, saio chutando tudo pela casa. O que pode ser isso? Estou angustiada, às vezes eu fico pensando que eu vou perder totalmente o controle e fazer algo pior, estou com medo de mim mesma. Se alguém puder me ajudar de alguma maneira, me dar algum conselho pra eu conseguir me controlar ou dizer porque isso acontece, eu agradeço.

A melhor resposta 2 JUL 2018

Olá, Santos!
Pelo que você relatou, seria importante você tentar entender um pouco mais sobre sua agressividade. Existem formas de lidar com ela com saúde e leveza! Um processo de psicoterapia poderia te ajudar a entender sobre essa raiva, de onde ela se origina e qual é a função dela. Pode ser um processo muito construtivo para você!
Por outro lado, é importante buscar atividades que você possa jogar um pouco dessa energia que você guarda para o universo, praticando algum esporte, arte marcial ou até mesmo meditação. As oportunidades são inúmeras,
O essencial é se cuidar para te dar mais poder sobre suas reações, confiar mais em você e evitar esses momentos de impulsividade para com outras pessoas.
Cuide-se!

Luísa Quadros Psicólogo em Brasília

26 respostas

30 DEZ 2023

Misericórdia, sua mãe é horrível mesmo.

Eu não sei Psicólogo em Bom Conselho

4 respostas

30 DEZ 2023

Eu entendo.

Eu não sei Psicólogo em Bom Conselho

4 respostas

30 DEZ 2023

Sei como é aguentar esses tipos de pessoas horríveis.

Eu não sei Psicólogo em Bom Conselho

4 respostas

30 DEZ 2023

Eu entendo você.

Eu não sei Psicólogo em Bom Conselho

4 respostas

3 JUL 2018

Santos, é importante ter algumas sessões para poder compreender melhor o que você está sentindo, porque reage dessa forma e pensar em estratégias para mudar. Mas de forma geral, a agressividade se expressa quando não conseguimos encontrar outra maneira de expressar determinados sentimentos em palavras e atitudes construtivas. Se você perceber que vai perder o controle, tente se afastar, nenhuma conversa de "cabeça quente" rende bons resultados. Além disso, a meditação mindfulness pode te ajudar (tem vídeos e apps). No mais, busque também ajuda profissional, como eu disse, para poder cuidar das raízes, do que ocasionou essa sua reação e então ressignificar isso na sua vida.

Psicóloga Thatiana Fraga Psicólogo em São Paulo

87 respostas

2 JUL 2018

Olá. Lendo seu relato fiquei me perguntando se essa agressividade é somente com sua mãe ou acontece com outras pessoas. Se é só com sua mãe, como anda o relacionamento entre vocês? Como anda a comunicação entre as duas você consegue se expressar e colocar o que te incomoda para fora? Em geral como lida com suas emoções? Porque às vezes a violência é uma forma pouco saudável de comunicar alguma emoção que não está conseguindo ser expressada de outra forma.
Você já pensou em fazer psicoterapia ? Acredito que ajudaria a compreender de onde vem essa agressividade, além de ajuda- la a lidar melhor com seus sentimentos.
Um grande abraço. Espero que as coisas melhorem.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto