Arranco cabelos constantemente

Feita por >Francisco Neto · 28 jun 2017 Problemas psicológicos

Venho arrancando cabelos constantemente e colocando na boca.. Fico confuso quando me flagro fazendo isto... O que devo fazer de imediato, além de buscar terapia?

A melhor resposta 29 JUN 2017

Boa noite Francisco, por trás deste hábito de arrancar cabelos e colocar na boca perpassa por um quadro de ansiedade que precisa ser trabalhado em psicoterapia, mas acredito que precisará de acompanhamento médico psiquiátrico para um tratamento medicamentoso. Agora toda vez que você estiver frente a um quadro de ansiedade e estiver desencadeando um pensamento automático negativo e perceber que os sintomas da ansiedade que varia de pessoa para pessoa está ocorrendo tente desfocar o pensamento com outro pensamento, tipo, tente contar quantas pessoas estão usando o celular, quantos carros pretos passam por você ou quantas pessoas usam óculos. Esse deslocamento do pensamento do pensamento estressor ajuda a baixar o nível de ansiedade e tente respirar bem devagar inspirando (puxando o ar pelo nariz) e expirando (soltando pela boca) também bem devagar. Como se você estivesse enchendo e esvaziando um saco ou balão. Tente contar bem devagar até 5 quando estiver inspirando e 5 expirando o ar. Essa respiração diafragmática ajudar a reduzir o nível de ansiedade. Agora não deixe de procurar um Psicólogo e um Psiquiatra.
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

4 JUL 2017

Olá. Isto se chama Tricotilomania. É também pode causar problemas gástricos e intestinais. Uma terapia vai ajudar você a dissolver as questões que estão te levando a esta atitude. Um abraço.

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

1 JUL 2017

Se pergunta,Será que, o estou fazendo mim traz algum prazer? Porquê eu puxo o cabelo da beça e ponho na boca?

Psicóloga Sandra Maria Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

8 respostas

30 JUN 2017

Olá Francisco!
Além de buscar o psicólogo que o fará compreender a natureza deste funcionamento, é essencial que procure também ajuda de um psiquiatra. A tricotilomania é vinculada a ansiedade e para ser controlada a curto prazo pode demandar suporte medicamentoso.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

29 JUN 2017

Oi Francisco! A primeira coisa a fazer você já mostrou que sabe, que é procurar terapia. Além disso, talvez você se beneficie de um atendimento psiquiátrico. Algumas medicações podem reduzir a ansiedade, fazendo que o comportamento de arrancar os cabelos diminua. Além disso, na psicoterapia você pode entender o que causa esse comportamento, de forma que algum dia você possa se controlar sem apoio da medicação. Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo

109 respostas

29 JUN 2017

Boa noite Francisco.
A terapia irá lhe auxiliar a identificar o que te leva a esse comportamento, e trabalhar as questões que estão por trás dele.
Arrancar os cabelos pode provocar alguns danos como por exemplo a calvície, então é importante procurar atendimento o quanto antes possível.
Sugiro observar em que situações do seu dia a dia esse comportamento ocorre e quais os sentimentos presentes nessas situações ( ansiedade por exemplo, ou outros).
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville