Aprendi que sou um ser humano ruim, e agora?

Feita por >GD7 · 19 mai 2022 Desenvolvimento pessoal

Há um ano atrás cometi o maior erro da minha vida, fiz um mal enorme a 3 pessoas que confiavam em mim. Consegui desfazer meu erro mas sinto que posso ter ferido eles pra vida toda, e não tem como voltar atrás. Prometi a mim mesmo que jamais repetiria tal coisa

A melhor resposta 20 MAI 2022

Oi GD7.

Parabéns GD7, mesmo... Reconhecer que sua atitude feriu pessoas e ainda conseguir corrigir esse erro. Mais uma vez, parabéns.
Você aprendeu uma maravilhosa lição, cabe você agora levar pra vida essa lição e estar disponível para nunca mais cometer tal erro de novo.
Não que você nunca mais vai erra, pelo contrário, você vai errar muito! Mas isso é natural, isso é vida.

GD7 que tal, gostaria de conversar mais sobre isso comigo?
Fazendo terapia poderemos olhar pra isso e muito mais, assim você aprenderá consigo mesmo muito mais.
Estarei aqui por você,
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

23 MAI 2022

Ei GD7, que bom poder acolher sua angústia!!
Vejo seu arrependimento e culpa por ter praticado algo que feriu outro alguém.
Sua culpa faz com que você se puna e não consiga se acolher e se aproximar das necessidades que existiram para o comportamento emitido.
Seus defeitos também são dignos da sua atenção, compaixão, empatia, paciência, tolerância. Com eles você pode se atualizar e se aproximar da sua melhor versão!
Pega leve com você!!! Está tudo bem cometer erros, eles nos oferecem grandes e significativos aprendizados!
Com afeto, Marina Heluy!!
CRP: 04/59981

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

20 MAI 2022

Olá GD7
Nnenhum ser humano é ruim, pode sim fazer coisas "x" ou "y" e aprender com o que fez. Porque estudamos história? Não é para decorar... é para analisar como as coisas foram feitas e agora fazer diferente para ter melhores resultados.
Nada a vida considera errado ou certo... tudo é uma questão de aprender. Por isso temos a liberdade de fazer todas as experiências e o livre arbítrio para decidir o que quero e o que não quero.
Voce fez, sentiu que errou, reparou, mas ficou o sentimento de culpa... precisa agora sanear, curar este sentimento porque se ela está aí, provavelmente tem outras coisas, tem outros processos que ainda não foram elaborados.
Apreoveita para certificar a sua vida, ser de acordo com as coordendas da vida.
Isso vai te impulsionar enormemente para frente, em todos os sentidos.
Abraços.

5817 respostas

20 MAI 2022

Olá
Talvez seja hora de abraçar esse ser humano "ruim", acolhendo e perdoando ele, reconhecendo que, naquela hora, possivelmente ele tenha pensado que era o melhor a ser feito. Naquelas condições, aquilo possa ter parecido razoável.
E mesmo que não seja o caso, acolha essa sua experiência, entenda que ela, mesmo fazendo parte de ti, não te representa. Não é possível resumir toda uma vida em uma única experiência.
Se for difícil promover esse acolhimento ee forma solitária, sugiro que considere partilhar isso com um profissional que possa te acompanhar nessa caminhada :)

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

20 MAI 2022

Olá GD7! Obrigado por citar. Nós não somos definitivos, somos construção. Uma pessoa somente pode perceber que foi ruim, quando consegue comparar o bem e o mal, somente consegue separar bem e mal quando, na vida vivencia momentos de bondade e momentos de maldade. Isso acontece com todos nós. Ninguém é definitivamente mal, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Também não há pessoas más o tempo todo.
É preciso aprender com os erros e fazer prevalecer e aprimorar os bons comportamentos, sem abrir mão de cuidar o melhor possível de si e dos próximos; algumas vezes, até dos distantes.
Desaprenda, você aprendeu errado!
Estou a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: há muitos falsos políticos, mais falsos religiosos ainda - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento, falsos defensores da família - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto e evite aglomerações e criadouros da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional