Apego à mãe e sobrinhos

Feita por >Concurseira · 5 dez 2016 Psicologia clínica

Estou em um relacionamento há 2 anos e 5 meses. Desde setembro que estamos morando juntas. Sempre soube que ela é muito apegada à família (mãe e sobrinhos) e abraça os problemas deles como se fossem os seus. Os sobrinhos já são adultos e uma já é mãe, fazendo com que ela também tome para si os problemas da sobrinha neta. Em contrapartida, os meus problemas com minha filha ela não entende e critica. Se eu jogo na mesma moeda, ela me critica e brigamos. Estou num conflito grande, pois não sei se estou sendo egoísta ou se ela é que é anormal em relação a isso. Os sobrinhos são adultos, têm pai e mãe e a moça é casada, tem marido. Mas nada disso faz com que ela não deixe de se envolver em tudo. Estou angustiada, pois isso tem me deixado mal, tem me deixado com vontade de ficar só. No relacionamento anterior também era assim e isso causou muito conflito e terminou a relação. As minhas perguntas são: 1 - por que sempre atraio pessoas assim? 2- é normal eu viver incomodada com algo que não vai mudar só para continuar uma relação?

A melhor resposta 12 DEZ 2016

Boa tarde, não é que você atraia pessoas assim, até porque todos trazem um historia de vida. Ela traz a dela e você a sua e que não da pra deixar essa bagagem de uma hora para outra, tente expor o que acha em um momento que estejam bem, assim evitara conflito e ajustando o relacionamento, e acredite não precisamos mudar para convivermos em harmonia e sim respeita, em uma conversa pode falar que respeita o seu modo de pensar, mais que não concorda e assim ela fica sabendo como pensa e talvez comece a repensar.

Psicóloga Hellen Shimokozono Psicólogo em Curitiba

1 resposta

7 DEZ 2016

Boa tarde Concurseira, quando as pessoas gostam de si mesmas vão tender a procurar pessoas que as valorizem e respeitem pelo o que elas são. O ciclo da co-dependência pode ser interrompido e desfeito quando a pessoa co-dependente compreende que a resolução do seu problema reside em si próprio. Reside em tomar responsabilidade por si, tomar conta da sua vida e assim ficar disponível para poder verdadeiramente amar. A maior parte das pessoas cria padrões de vida, padrões esses que estão associados a diferentes áreas, inclusive em relações amorosas que não são saudáveis. O adulto que entra nesse tipo de relacionamento não tem consciência disso, muito menos compreensão. Parece que as coisas acontecem por acaso, por azar. Mas no seu interior tem uma força inconsciente que o faz se sentir atraído por situações problemáticas. Se porventura ele encontrar uma pessoa equilibrada, não sentirá atração por ela, ou, se começar a se relacionar, logo perderá o interesse e vai achar que isso ocorreu por diversas razões. Sugiro que você busque um profissional em psicologia para uma melhor avaliação. Um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

7 DEZ 2016

Concurseira, talvez você se sinta atraída por pessoas controladoras e que sejam apegadas a família, porque tem necessidade de que alguém se importe com você da mesma forma. Por esse angulo você fica com ciúmes quando percebe que não acontece da mesma forma com você, porque nos relacionamentos amorosos existe uma troca e nos relacionamentos familiares sempre tem alguém que toma o lugar da mãezona. Procure ajuda de um psicólogo para conhecer-se melhor e assim poder conviver com esses laços de família. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

7 DEZ 2016

Boa noite.
Muito interessante você informar que esse já é um processo que tem se repetido em sua vida e, nesse sentido, a repetição está sempre querendo nos ensinar algo. Não dá para saber o que aconteceu em seu relacionamento passado, pois você não informa, mas fiquei me questionando o que poderia ter acontecido para que o processo tornasse a se repetir... Penso que seja necessário analisar melhor o que pode estar se passando com suas questões inconscientes e para realizar essa análise é necessário que você procure por um psicólogo para que, juntos, possam verificar melhor o que pode estar acontecendo. Espero ter ajudado. Abraço.

Psicólogo Christian Gabalde Psicólogo em Ribeirão Preto

22 respostas

5 DEZ 2016

Olá Concurseira!
O ideal é que você procure ajuda de um psicólogo para que através do processo de autoconhecimento conheça a natureza deste padrão de relacionamento e escolha de parceiras, o processo poderá ajudar a olhar-se sob novas perspectivas, favorecendo na tomada de decisões.
Não é possível avaliar se é normal ou anormal, mas é importante que você trabalhe dentro de si este incomodo persistente, algumas coisas serão sempre impossíveis de mudar, mas podemos mudar nosso posicionamento em relação a elas.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo