Ansiedade severa, hipocondria não aguento mais

Feita por >Milena Caza · 8 ago 2022 Ansiedade

Eu sou uma pessoa muito ansiosa porém sem idas a terapia e essas coisas. Sou muito medrosa com tudo, estou com algo inchado no meu pescoço e já estou esperando pelo pior, eu odeio ser assim meu Deus invento até sintomas na mente. Como controlar isso é aguentar a ansiedade de esperar até o dia útil para ir num médico? Alguém me ajuda por favor

A melhor resposta 10 AGO 2022

Olá Milena, recomendo que você, aos poucos, troque estas certezas (que te fazem sentir medo, que te fazem achar que está doente, que fazem você se odiar) pela benefício da dúvida sobre você mesma. Ir ao médico, decidir ir a uma terapia, envolve assumir o risco de que, talvez, essas coisas que você inventou na sua cabeça não sejam verdade, que talvez você não saiba tudo sobre si mesma, sobre suas doenças, que talvez você esteja enganada, e quer pagar pra ver o que vai se produzir destes encontros com o médico, com o psicólogo. Inverta sua postura em relação a si mesma: ao invés de partir da doença, do 'sou assim', troque isso por: 'vou lá buscar no outro um saber que, talvez, diga algo sobre mim que eu mesma nunca soube, e que questione o que eu penso da minha própria existência'.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

17 AGO 2022

Olá Milena Caza!
As coisas são como são e não como pensamos que devam ser!
Acredite ou não, a vida sempre escreve certo e o nosso corpo revela o que ela escreveu.
Tudo o que não é tratado e curado no energético o corpo revela com doenças e anomalias.
Antes da tua realidade física, é o energético que vale a pena observar.
Mesmo que o médico resolva o físico, se não é analisado a causa, o problema se refaz num outro órgão!
Abraços

5817 respostas

9 AGO 2022

Milena. A ansiedade provoca reações fisiológicas desagradáveis. Vc pode estar somatizando os seus medos. Buscar ajuda terapêutica sempre é interessante
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 AGO 2022

Olá Milena! Obrigado por escrever. Não foi possível compreender o que você quis dizer quando escreveu: "Eu sou uma pessoa muito ansiosa porém sem idas a terapia e essas coisas." Será que você está colocando terapia no lugar de psicoterapia? Será que você está dizendo que não quer fazer psicoterapia? Somos psicólogos, trabalhamos com psicoterapia. Medo e ansiedade vão sendo construídos e consolidados gradativamente, por anos a fio, na vida de uma parte das pessoas. Para retirar é necessário psicoterapia por algum tempo. Com o conhecimento da personalidade, da história da pessoa, da rotina de vida, das motivações, recursos internos, o psicólogo poderá ajudar a pessoa a reelaborar a autoconfiança, a habilidade para lidar com o tempo interno e relação ao tempo das outras pessoas, das coisas.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos. A imensa maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são extremamente falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento -preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e e elimine os criadouros de mosquitos.

8602 respostas

9 AGO 2022

Olá Milena! Que bom que chegou até aqui.
Sinta-se confirmada em suas sensações, são reais. E sua descrição demonstra que tem clareza de parte do que acontece consigo. Nosso corpo é uma máquina totalmente ingrenada e que quando uma função está em desequilíbrio afeta as outras. Do mesmo modo, doenças, relações, comportamentos, pensamentos... podem ser tidos como sintomas e diretrizes tanto do que está te acontecendo, quanto das necessidades para um ajuste e reequilibrio global de si: seja mental, emocional ou físico.
Quando sentimos fome, buscamos nos alimentar. Quando temos uma dor nos olhos, buscamos um médico oftalmo. Quando precisamos aprender uma matéria, buscamos um professor. E por aí vai. Com essa analogia, você consegue perceber os prejuízos que todas essas sensações, pensamentos e comportamentos em relação a si mesma estão te causando? Consegue perceber o que sente e quais impactos isso gera no seu dia a dia, nas variadas áreas da vida? Já pensou em buscar acompanhamento profissional para te ajudar com isso tudo? Sugiro e acredito fielmente que uma psicóloga, psicoterapia, pode te ajudar muito com tudo isso: a entender o que e como sente, quais impactos gera, e te ajudar a encontrar mecanismos de ação e enfrentamento mais funcionais e saudáveis, que te tragam qualidade de vida. Psicoterapia é autoconhecimento, é desenvolver habilidades e recursos de enfrentamento. Acredite. Busque ajuda. Confie que algo bom sairá disso ;)

Caso queira, conte comigo!
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

9 AGO 2022

Olá, Milena
Antes de buscar um médico, sugiro que busque a avaliação de um psicólogo para saber se o encaminhamento a um psiquiatra é válido ou não.
Além disso, a ansiedade é um "sintoma", digamos. A real "causa" do que sentimos é abordada num processo de terapia, onde podemos entender o que constrói e o que mantém essa situação acontecendo. Num processo de terapia trabalhamos com sentimentos, portanto imagino que essa situação deva ser muito difícil para ti. Por isso te aconselho a busca por uma terapia, assim você não precisa passar por esse momento sozinha.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha