Ansiedade de despersonalização e desrealização

Feita por >renato · 16 jun 2020 Ansiedade

de uns tempos para hoje, estou me sentindo muito estranho.
Eu sempre gostei de estudar sobre o universo, fisica e tempo. Entao a uns 3 meses estava falando com minha amiga sobre viajem no tempo e do nada me deu um ataque de panico mas nada muito forte, mas que mudou minha vida depois disso. No começo achei que tinha ficado louco e achei que a melhor saida era tirar minha vida, mas fui mais forte e nao fiz. Estou fazendo tratamento com a psiquiatra e tomando um ansiolitico, ele me ajuda bastante mas ainda me sinto muito estranho, como se nada fizesse mais sentido para mim, nao consigo lembrar do meu passado direito e quando eu começo a pensar muito sobre universo, o tempo, o pq eu existo e pq tudo existe e isso me da uma angustia mas nao chego a ter um ataque de panico. E tambem eu fico um pouco ansioso, nada muito que me atrapalhe. Mas isso me esta me incomodando muito mesmo e as vezes eu penso que vou ficar louco ou ficar desse jeito pra sempre, toda vez q eu pensar sobre o universo e a nossa realidade em si. As vezes tambem parece que eu nao existo, parece que eu sou um robo e que todos q eu amo nao significa nada sabe, como se eles nao fossem nada e me da uma sensaçao muito ruim, e parece que isso nao pode mudar, esse modo que eu estou pensando parece que nem o melhor ou a melhor terapia vai me fazer mudar esses pensamentos e essas duvidas sobre a existencia e isso tambem me deixa angustiado. Eu costumo chamar essa sensaçao de infinito. Isso poderia ser uma apeirofobia ?

A melhor resposta 18 JUN 2020

Olá Renato! Qual sua idade? A apeirofobia de qualquer forma neste caso está me parecendo uma efeito de um deslocamento de seu motivo existencial, e não a causa. A nossa compreensão de espaço e tempo é limitada e até que se prove o contrário, parece ser suficiente para nossa existência, funcionalidade e propósitos. Da mesma forma que precisamos de referências físicas para nos locomover, direcionar e orientar, precisamos de referência de tempo também, e ao perder a referência (quando você se refere ao infinito), esbarramos na insegurança e podemos nos perder. O conhecimento e estudo sobre questões temporais não lineares podem ser feitos desde que sejamos capazes de manter o equilíbrio entre a existência funcional e a experiência além do que dominamos por enquanto.

Mario Falcone Psicólogo em São Paulo

13 respostas

17 JUN 2020

Olá renato, tudo bem?

Olha, pelo seu relato aparentemente você teve uma crise existencial. E por muitas vezes caímos nessas questões sobre o mundo e a realidade, e isso pode nos assustar muito

Por essa plataforma não há exatamente como saber que sintomas e qual o seu diagnóstico, porém, isso é o de menos, pois o que tem que se levar em questão mesmo é sua saúde mental

Outro ponto que você deve olhar onde você disse que " nem a melhor terapia vai me fazer mudar esses pensamentos e essas dúvidas sobre a existencia". Você já parou para pensar sobre isso?
Bem, brevemente explicando, o psicólogo é como se fosse um " médico das emoções ", então como os médicos tratam das doenças físicas, os psicólogos tratam das doenças emocionais. Outra coisa que a Psicologia é totalmente baseada na ciência

E uma outra observação, será que você realmente não acredita em que a terapia pode te ajudar? Pois aqui está você em uma plataforma de psicólogos

Não leve isso como uma bronca, mas como uma reflexão

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

17 JUN 2020

Olá Renato! Grato por participar. Você apresenta alguns termos técnicos da psicopatologia. Pelo relata, podemos deduzir que você investe bastante tempo em questões ligadas ao complemento finito/infinito. Você apresenta uma preocupação com os nomes. Cabe lembrar que será muito importante você integrar a sua inteireza, de forma a não dedicar maior tempo a ponderar sobre "apeirofobia", "despersonalização" "desrealização". Em certa medida o que selecionamos para pensar, sentir e fazer, nos conduz. Será muito importante você organizar rotina que contemple o tempero de diversas áreas da vida, da mente e do corpo. Por exemplo: dormir de noite (sete a nove horas) estar acordado de dia (dezesseis a dezoito horas), almoçar, jantar, tendo refeições secundárias a cada três horas, cuidar da higiene pessoal, fazer atividade física regular, fazer atividade braçal, como lavar banheiro, capinar quintal lavar pratos, praticar esporte, ter troca social real com pessoas diversas (crianças, jovens, adultos, idosos). Também será importante ter metas realistas, exequíveis, socialmente legítimas e éticas, assim como passar por processo de psicoterapia com persistência, abertura e profundidade, com um psicólogo. Com essas atitudes combinadas, certamente você resgatará a inteireza e poderá pensar em muitas questões, mas será alimentado pela conexão cultural com as pessoas do dia-a-dia. Estamos à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide para minimizar a possibilidade de receber ou passar o Covid-19). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

17 JUN 2020

A melhor forma de vc resolver isso é com psicoterapia, procurando um profissional que trabalhe essas suas crenças disfuncionais, que te reeduque e dessa forma então, te traga alívio, não perca tempo, essa sua situação é muito angustiante

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

17 JUN 2020

Bom dia Renato! O mais sensato seria você relatar tudo isso aí seu psiquiatra, para poder reavaliar ou não a medicação e procurar uma terapia sim.

Emmanuelle Machado Psicólogo em Macaé