Ansiedade ao pensar no fim do relacionamento

Feita por >Sofia Oliveira · 27 fev 2019 Ansiedade

Olá, tenho 19 anos e namoro faz 9 meses. Nunca namorei antes, mas sei que esse namoro é perfeito em todos os sentidos. Nunca me senti tão feliz que nem comecei a me sentir depois de começar a namorar ele, tinha vários problemas familiares e problemas de raiva que melhoraram demais depois no namoro. Nos respeitamos muito, estamos sempre um ali para o outro, é uma relação completamente mútua. Temos nossos planos para o futuro alinhados e etc. Mas de uns dias para cá comecei a ficar realmente paranoica, passo várias partes do dia pensando que uma hora o namoro vai acabar e que ninguém acredita que um relacionamento pode durar para sempre. Queria realmente que durasse para sempre, mas tenho muito medo de que vá terminar por que todos que conheço falam que essas coisas não duram, que homem enjoa de ficar com a mesma mulher, etc etc. Nunca estive tão feliz como estou agora com ele e tenho muito medo que isso acabe, fico horas do dia pensando que isso terá um fim e fico triste. Como faço para ter uma mente tranquila novamente e para parar de pensar em coisas ruins? Como aproveitar o agora de verdade se depois dele vem o futuro?

A melhor resposta 1 ABR 2019

Boa noite Sofia Oliveira respondendo as suas perguntas posso te dizer que, isso tudo que você está vivenciando com o seu namorado é normal, pense e se todos os seres humanos ficassem pensando o tempo todo que, "quando estão felizes isso vai acabar de uma hora para outra!", apenas viva, sinta, ame, sim existem casamentos que duram a vida toda e, outros não, a pessoas seguem em frente, no seu caso apenas viva o momento, viver cada dia por vez, pois vivemos no presente, lembramos do passado e fazemos projetos para o futuro, o presente é o aqui e agora onde tudo acontece para o futuro e depois vira passado.
Sofia sugiro que procure uma terapeuta para ajudá-la nessas questões que te afligem nesse momento, pois o amor ás vezes é tão grande que não sabemos lidar com ele, na terapia você poderá falar abertamente, tudo, seus sentimentos, emoções, o que te deixa ansiosa, os pensamentos automáticos. Apenas viva o seu amor aqui e agora, relaxe e ame, você diz, "nunca estive tão feliz como estou agora com ele", então continue feliz. Um abraço, felicidades.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

24 MAI 2019

Você me parece estar sofrendo por antecipação, ja procurou ajuda de um psicologo?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

5 MAR 2019

Boa noite Sofia. Sua ansiedade deve ter alguma questão emocional q a deixa mal e insegura. Precisa de acompanhamento psicológico para que ajude-a a tratar dessas questoes, pois aí poderá estar mais segura e tranquila p segujr seu namoro. Eliane

Eliane Subtil Marçal Psicólogo em Londrina

25 respostas

28 FEV 2019

Sofia, seu nome é um indicativo (amor ao conhecimento). Conhecer é experimentar não abrindo mão das vivências. Nada é tão perfeito ou tão errado. Primeiro precisamos namorar a nós mesmos, depois, precisamos conduzir o namoro com o trabalho, alimentação, saúde, sono, atividade física, planos, pessoas. O cachorro é encantador por ser espontâneo. Não teme, ama. A complexidade da mente humana exige ir além, mas aprende-se que as pessoas são interessantes. Você é interessante, sendo autêntica, original, inteira. Valorize-se. Um abraço: Ary Donizete Machado

8602 respostas

28 FEV 2019

Olá Sofia, seria interessante pensar do porque desses pensamentos, se há fundamentação para tal ou não. Pelo seu relato percebi que você relaciona todas as mudanças positivas de sua vida ao namoro, será que você não está superestimado esse relacionamento e diminuindo a sua própria força?, são algumas das questões que você trabalhar, inclusive na terapia.
Espero ter ajudado, abraço!
Alexa Araújo

Alexa Araújo Psicóloga Psicólogo em João Pessoa

3 respostas

28 FEV 2019

Olá! É bem normal sentir todas essas emoções afloradas no primeiro relacionamento. Porém justamente por ser seu primeiro é de extrema importância que você vá com calma... Tenha cautela para não criar uma dependência emocional ou uma co-dependência! Geralmente Isso acontece no primeiro relacionamento ou em um relacionamento abusivo. Vocês precisam de espaço e precisam confiar um no outro. Seria ideal você procurar uma ajuda psicológica para tratar suas inseguranças e pensamentos paranóicos, porque você sofre de ansiedade.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari