Anorexia emocional?

Feita por >AMANDA AMORIM · 24 set 2017 Autoestima

Tenho 23 anos e nunca namorei, atualmente tenho saído e me relacionado com vários homens, porém mantenho sempre uma distância emocional com todos e não consigo encaminhar para algo mais sério, tanto por parte deles quando por mim. Costumo ter nojo de homens que se apegam e me tratam com muito carinho e atenção, assim como me desinteresso muito facilmente quando o homem não demonstra interesse. Não tenho meio termo, estou sempre no mesmo ciclo, fico com alguém, abuso e fujo. Isso tem me deixado muito impaciente, sinto que no fundo tenho vontade de me relacionar com alguém, mas não me interessei por ninguém ainda que me faça não ter esse tipo de atitude. Li recentemente na internet a definição de "anorexia emocional" e achei que se encaixou um pouco no meu caso; Faço psicoterapia (Gestalt e TCC), mas ainda não conseguimos sucesso. Costumo criar desculpas e encontrar defeitos (principalmente de aparência, no jeito, na condição econômica) nas pessoas e depois me afasto, enxergar tantos defeitos faz eu me sentir mal, é como se não fizesse sentido com o que eu realmente sou, pois não sou alguém que liga para roupas, material e etc; mas nesse quesito uma roupa, um nariz grande, um sorriso feio, estar desempregado, não ter carro e etc pode ter um peso que em outros tipos de relações que tenho (amizade/família) não tem, me sinto muito mal por isso. Parece um mecanismo de defesa, mas não sei a que. Nunca tive nenhuma decepção amorosa muito grande, pois desde o meu primeiro paquera eu apresento esse comportamento. Preciso muito de ajuda, estou muito impaciente e não consigo enxergar possibilidade de mudança.

A melhor resposta 25 SET 2017

Oi, Amanda. Você tem relatado ao seu psicólogo o quanto isso tem te feito sofrer. Problemas emocionais dificilmente estão ligados a apenas um fato ou questão. É preciso falar sobre o que está sentindo e se permitir ir fundo no processo de terapia, sempre se respeitando e aos seus limites. Tente levar essa sua angústia para a psicoterapia e caso não ainda não esteja sendo suficiente não desista, veja a possibilidade de acrescentar terapias complementares que façam sentido para você. Um abraço.

Luísa Gonçalves Terapia e Coach Psicólogo em Florianópolis

4 respostas

19 OUT 2017

Amanda, bom dia! Que bom que você já está em terapia. Recomendo que você explorar porque algumas características que não são importantes nas suas relações de amizade e familiares se tornam decisivas em relações amorosas. Entender a diferença pode te ajudar a ter mais clareza sobre o que o que está passando. Outro ponto importante é compreender se você está buscando uma relação como um objetivo em si mesmo ou se está se relcionando para em consequência, construir algo junto com o outro. Espero ter ajudado, estou a disposição se precisar. Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

26 SET 2017

Ola Amanda!
Pelo seu pequeno relato imagino que tenha sofrido algum trauma grave ainda na primeira infância que dificulta a confiança para estabelecer vínculos afetivos.
É preciso elaborar tais pendências emocionais

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

25 SET 2017

Olá Amanda
Será que você está realmente levando sua terapia a sério?
Você pode trabalhar a terapia com um psicólogo que trabalhe com hipnose. ..as vezes essas questões são mais profundas do que você imagina. Maiores informações entre em contato.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

25 SET 2017

amanda, procure com urgencia ajuda psicologica,ok? sou sandra elena carosio-psicologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

24 SET 2017

Boa tarde Amanda,

Sugiro que trabalhe com sua terapeuta questões de apego.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis