Amor ou carência?

Feita por >Say · 17 jun 2021 Dependência emocional

Olá, estou em um relacionamento à 3 meses, e sinto que o amo e que ele é um pessoa que combina comigo.
No entanto, sofro de depressão e a minha autoestima não é a melhor, desde os meus 15 anos eu sempre procurei relacionamentos para me completarem (tenho 21). Tive um relacionamento tóxico de começou em 2016 e acabou em 2019, especialmente da minha parte e jurei a mim mesma que nunca mais iria ser daquela forma para ninguém. Depois desse relacionamento parece que não aceitei bem a solidão, por mais que já não gostasse do meu ex, e comecei a procurar relacionamentos.
Os relacionamentos duraram sempre poucos meses, mas tentei acreditar que todos fossem um futuro, embora soubesse lá no fundo que apenas me sentia sozinha… apegava-me aos rapazes, mas tentava sempre ser liberal, mas á mínima coisa que me magoasse tornava-me um pouco tóxica, ao ponto de sufocar a pessoa, de carência.
Agora conheci este rapaz e até agora ele nunca me magoou e sinto que estou no caminho certo, mas ao mesmo tempo tenho medo de ser só mais um erro, pois até os outros me magoarem eu sentia que era aquilo que queria…
Tenho consciência de ser uma pessoa demasiado carente e tenho tentado não ser assim com este novo relacionamento pois quero que ele dure e não quero estragar algo que pode ser real.
Estou no caminho certo? Porque é que sou assim? Como posso melhorar?

A melhor resposta 22 JUN 2021

Boa tarde Say, espero que esteja tudo bem!

Quando você descreve sua trajetória dessa maneira, identificando os pontos que você precisa melhorar, te digo que você está indo por um bom caminho nessa sua nova relação afetiva. Pelo seu breve relato, parece que você soube identificar seu erros e equívocos nas relações passadas, e agora deseja conscientemente acertar, e, te digo, isso é muito bom. Não tenha medo que as coisas não vão dar certo, pois o cultivo desse sentimento já é o primeiro passo para que elas realmente não deem certo. Apenas procure estar consciente e focada nos seus acerto e no seu melhor comportamento para que você possa aproveitar da melhor maneira esse seu novo relacionamento. Se houver algum tipo de mágoa de ambas as partes, procure não ser tão radical e busque um bom entendimento com seu parceiro através de diálogos saudáveis que tem por objetivo a superação de desentendimentos, e a manutenção de uma boa relação. A carência excessiva deve ser combatida com o fortalecimento de sua personalidade, com o desenvolvimento de bons hábitos e de atividades que te deem prazer e te mostrem como você é importante para si própria. Se sentir que precisa de um direcionamento maior nessa trajetória, não deixe de buscar um Psicólogo para te acompanhar. Desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

21 JUN 2021

Say,
Antes de voce ser namorada, esposa, filha, profissional.... é uma pessoa humana.
Se estás em desacordo com as leis da vida, qualquer coisa que faça, vai provocar desajustes.
Seria como fazer medições com um metro errado, que em vez de 100 centímetros, o metro tivesse apenas 90 centímetros... todas as medidas saem erradas.
Portanto, primeiro precisa certificar-se, autenticar-se segundo as prerrogativas da vida e não do sistema. Precisa aprender a amar a si mesma antes de amar os outros. Ser não ama a si mesma, não vai conseguir amar os outros.
As carências não são as outras pessoas que suprem... é voce mesma que deve sanear estas carências... é falta de amor-próprio.
Não terceirize a tua felicidade. Voce é responsável por ela.
Faça psicoterapia... é o caminho mais curto para resolver isso.

5817 respostas

20 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se vc quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei entrar em contato com vc rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 JUN 2021

Olá Say! (Dizer?) Grato por escrever. Certamente será conveniente contar com mais dados sobre você para uma análise melhor. A princípio, pelo jeito que você relatou, a resposta para a sua pergunta se está no caminho certo, pode ser não. Vamos aos fundamentos:
Você alega depressão e autoestima baixa; também descreve relacionamentos desde os quinze anos, explica que são para te completar, para lidar com a solidão.
Com esses dados, você passa a ideia de que não conta com grupo de conhecidos, colegas e amigos. Quando falta conhecidos, colegas e amigos, a pessoa investe muita expectativa centralizada na companhia principal, seja ela namorado, marido, pai, mae, filho, etc.
Certamente você precisa melhorar sua autoestima e construir patrimônio social. Será recomendável que você pondere outras possibildades de convivência, tais como turma, esporte coletivo, curso de teatro, curso de circo, dança, estudo em grupo, participação em alguma instituição grupal. Cabe ressaltar que vinculações são construções que valem muito à pena, mas que, pelo fato de você não ter esse treino, precisará treinar com persistência.
A dúvida principal indica, com grande probabilidade de acerto, para carência.
Será recomendável que você venha a nós, psicólogos, e passe por uma caminhada científica, para que possa reorganizar rotina, fortalecer identidade e delimitar direcionamento de trocas.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - O Brasil apresenta o pior índice de mortes do mundo - Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.