Amo a minha ex namorada

Feita por >C.Batista · 30 jun 2020 Separação

Vivi um relacionamento de quase 3 anos com muito amor e recíproco, porém veio ao fim 1 mês atrás. A moça se afastou bastante de mim, compreensível claro, mas com o passar do tempo ela notou as vezes em que fiz comentários desnecessários, deixei de sair com ela, etc, fazendo com que o acúmulo de tais situações do passado fizesse com que ela terminasse de vez. Eu me sinto péssimo pela minha infantilidade e só consegui aprender isso após a perder... O sentimento de culpa me consome todo dia pelos erros cometidos, e eu a amo. Eu venho trabalhando nos erros e gostaria muito de me reaproximar dela, mas a mesma diz não me querer por perto... Sei que o tempo é necessário na situação, e no momento ainda não estou pronto para recomeçar nada, pois quero me reerguer com o que errei e usar para construir a minha melhor versão. Sei que não será fácil fazer uma reaproximação, mas estou disposto a fazer, mesmo que não seja necessariamente um relacionamento afetivo eu gostaria de conversar diretamente e fazer um pedido de desculpas.

A melhor resposta 1 JUL 2020

Olá C.Batista! Grato por participar. Você está relatando o que acontece com a maioria dos finais de relacionamentos. A rigor essa forma de sentir as coisas, é distorcida. Vejamos: Por que amor depois de perder? Como se pode amar outra pessoa, antes de amar a si próprio? Se se ama, em primeiro lugar, a si próprio, a perda da outra pessoa, não é tão central. Quem está ocupado em reconquistar uma pessoa perdida (condição difícil de ser revertida), está deixando de construir a si próprio, empobrecendo. Empobrecido pela distração com a falta que busca, descuida-se das oportunidades da vida em várias áreas. Retome a construção da tua vida envolvendo o teu enriquecimento pessoal, na busca das tuas metas e sonhos, assim você se tornará uma pessoa interessante. Reorganize tua rotina, incluindo aperfeiçoamentos nos estudos, trabalho, cultura, atividade física, saúde, etc. Espero ter ajudado. Estou à disposição para detalhamentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

3 JUL 2020

C Batista,
Sim... tudo é consequências de nossas escolhas e decisões, não tem como ser de outra forma
Vive-se o hoje de acordo como fizemos no passado, mas o passado nos ensina e podemos corrigir, fazendo um melhor futuro.
Se estiver corrigindo o presente, vais conseguir um futuro melhor, talvez não como pensas mas como sentes.
Confia em ti mesmo, não foque o erro, decida pelo acerto e se tiver oportunidade e ousadia, faça acontecer.
O que tiver que ser, será.
As vezes, muitas coisas nos acontecem para nos ensinar.

5817 respostas

2 JUL 2020

Olá C. Obrigada por sua pergunta.
Imagino a culpa que está sentindo, porém o relacionamento é estabelecido, na maioria das vezes, por duas pessoas e ambas são responsáveis pelo que acontece. Que bom que consegue perceber no que falhou para poder melhorar, na vida isso é imprescindível.
Não se cobre tanto, trabalhe a si mesmo e quando ela estiver pronta, poderão conversar novamente.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida fico à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R.
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba