Amiga depressiva e eu intolerante, o que fazer?

Feita por >Intolerante · 20 dez 2019 Depressão

Tenho uma excelente amizade, a algum tempo está passando por esse processo de depressão, ajudei ela encontrar um profissional da área para fazer tratamento, fiquei a disposição (faz um tempo que ela está assim), mas de um tempo para cá estou impaciente com ela e por gostar da pessoa, não quero magoa-la, principalmente nesse momento de fragilidade, mas tem momentos que não estou afim de fazer parte ou escuta-la! Me sinto Int diante do meu sentimento e de não saber como ajudar? Porque quero falar, algumas coisas que acho que não é legal, mas como não sinto o mesmo que ela, tento somente ouvir! Porém, acho que está me fazendo mal. Me sinto um cara até egoísta!

A melhor resposta 22 DEZ 2019

Olá "Intolerante"
Isto mostra ser uma pessoa prática, objetiva e percebe os mimimi que ela mantêm. Ela está se justificando e permanecendo como vítima. O que falta dizer para ela é a Verdade! Não há nada superior à verdade.
Portanto, se a ama, deves dizer a verdade embora isto possa provocar mágoa, ressentimento temporário a ela.
Confia em ti e seja sincero com ela e denuncie esta postura de vitimismo dela.

5817 respostas

21 DEZ 2019

Olá Intolerante!. Grato por participar. Mesmo para nós, profissionais da área, muitas vezes é pesado e difícil lidar com alguns conteúdos deprimentes, logo, para as outras pessoas, é natural haver esse tipo de desconforto. Por outro lado, se é uma excelente amizade, uma pessoa boa, esforce-se por lidar com ela. Daqui a algum tempo, você tem grandes chances de ser recompensada. Você não precisa se sentir egoísta, pode dosar e direcionar a interação com ela, talvez até ajudá-la a ver outras frentes de vida, como circo, dança, comédia, esportes, comédias, etc. Ah! Intolerante é o apelido que você se deu. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

21 DEZ 2019

Olá,
É muito legal e importante de sua parte estar auxiliando essa pessoa tão querida por você, porém, se cuidar também faz parte do processo, é importante que você saiba distinguir exatamente que sentimentos e emoções vem de você e o que vem do outro, para não se deixar levar pelas emoções da pessoa deprimida, neste caso até buscar ajuda em uma terapia é valido, o autoconhecimento lhe proporcionará preparo para lidar com as suas emoções e com as de seu amigo. O processo de escuta ativo podem lhe fazer refletir sobre pontos que ainda não vieram a tona para você. Para pessoas que convivem com outras em depressão a psicoterapia é um processo altamente recomendado.

Ana Rodrigues Psicóloga Psicólogo em São Paulo