Acredito ser uma péssima namorada

Feita por >Meri Uait · 3 fev 2021 Transtornos personalidade

Namoro há 1 ano e 5 meses e antes de começar a namorar eu decidi que seria uma pessoa melhor. Mas não deu certo e eu vejo que sou ciumenta de mais, e sempre que temos uma briga eu acabo deixando parecer que o culpado é sempre ele! Eu acredito não estar fazendo bem pra ele, eu o amo muito, e me imagino casada com ele um dia, mas se for pra fazê-lo sofrer prefiro terminar. Já tentei me controlar ao máximo, mas quando vejo já falei ou fiz algo que não queria.
Obs: Não sei se isso pode ajudar no julgamento para a resposta, mas há 3 anos fui diagnosticada com Borderline.

A melhor resposta 4 FEV 2021

Cara Meri
É bom querer ser uma pessoa melhor, a cada dia. Porém, para quem? Para voce mesma ou para os outros? Não vai ser feliz se se adaptar aos outros. Precisa realizar quem voce é. Sabe quem voce é? Descubra, pois só assim estarás caminhando o teu caminho.
Voce nÃO TEM NENHUM PROBLEMA DE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE. Precisa apenas realizar o potencial que voce tem dentro, recuperar a tua autoestima e ser quem voce quer ser. Se não amar a si mesma, não vai amar ninguém porque o suposto amor se transforma em suprir carências e ou para dominar os outros e fazê-los instrumentos teus para o teu egoísmo..
Não acredite em diagnósticos... estes servem para te engessar nessa condição e não crescer.

5817 respostas

5 FEV 2021

Oi, Meri. O excesso de ciúme pode estar ligado a alguma insegurança na relação, que pode ser real, ou seja, se seu namorado estiver se comportando de maneira desrespeitosa, ou pode ser reflexo de suas emoções, como uma defesa por não estar se sentindo confiante e segura de si. Ciúme é algo comum em um relacionamento, mas quando parece atrapalhar a ponto de você não se sentir bem, poderia ser interessante procurar psicoterapia, para se conhecer mais profundamente, perceber o que pode estar te dando essa insegurança, que chega a atitudes fora de seu controle. Quanto a ter sido diagnosticada com transtorno borderline é apenas mais uma característica que te diz respeito, e que deve ser olhada com atenção, como tantas outras, no processo de terapia. Ou seja, com acompanhamento médico e profissional, é possível ter uma boa qualidade de vida, mesmo com esse diagnóstico.

Um abraço.
Marcela Marmentini
CRP/SP 06/160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos

24 respostas

4 FEV 2021

Olá Meri, que bom que vc tem consciência do seu comportamento, quando a pessoa tem um diagnóstico como borderline é crucial que tenha acompanhamento terapêutico, assim aprenderá a administrar suas emoções, muito intensas e as vezes explosivas. A terapia também vai te ajudar muito a se conhecer melhor, aumentar sua autoestima e confiança e melhorando como você se sente com certeza vai ajudar no seu relacionamento.
Me coloco a disposição
Carolina Ovalle - psicóloga clinica
Especializada em mulheres e casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

4 FEV 2021

Bom dia Meri, brigas e conflitos fazem parte de todo relacionamento mas se isso começa a ser frequente inevitavelmente a relação começa a se desgastar e obviamente pensar em terminar parece ser a única alternativa, mas se ainda existe amor de ambas as partes existem diversas maneiras de buscar uma reconciliação e uma ressignificação para o que estão vivendo. Logicamente que ter um diagnóstico de Borderline dificulta um pouco as coisas principalmente se você não estiver se tratando com um profissional de Saúde como um Psicólogo. Buscar ajuda já é um primeiro passo para que você saia dessa situação e consiga ser mais feliz no seu relacionamento. Como Psicóloga já ajudei várias pessoas que passavam pelo mesmo problema e por meio da Psicoterapia conseguiram lidar melhor com esse transtorno. Fico á sua disposição para mais dicas e suporte emocional. Me contate e vamos conversar mais sobre isso.

Daiane Cristina dos Santos Psicóloga Psicólogo em Sorocaba

1 resposta

4 FEV 2021

Meri Uait! Grato por citar. Falta contextualizar. Pelos dados apresentados podemos te indicar que:
- Ciúmes exagerado é conectado com sentimento de posse e querer a posse do outro implica não ter segurança quanto à autoestima, a posse sobre si mesma;
- Diagnósticos são pequenas partes de um todo que resultam em nome dado a um conjunto de sinais, no caso, comportamentais e motivacionais. Você é extremamente mais do que isso (borderline, talvez possa ser fruto engano no diagnóstico);
- Para ser uma boa namorada para o outro, você precisa ser uma boa namorada para si mesma, para ser uma boa namorada para si mesma, precisa desenvolver autoconfiança, harmonia interior, ser tornar doce (madura).
Será muito enriquecedor você passar por conduta científica com mente aberta, persistência e disciplina, com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, vacina para todos, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.