Acredito que amo minha ex-esposa

Feita por >Alexandre Oliveira · 7 mai 2017 Terapia de casal

Boa noite,

Fui casado a 15 anos, com 3 anos de casado conheci outra mulher que virou minha amante, minha mulher sabia mas nunca me falou nada nem me pós contra a parede para definir nossa situação.

faz quase 3 anos que me separei mas minha ex mulher ainda mantinha relações comigo pois ela me amava, mesmo ela sabendo que sai de casa para ficar com a amante.

Faz 1 més que descobri que ela estava saindo com outras pessoas e esse amor que ela tinha desapareceu, surtei ao ponto de quase chegarmos a vias de fato.

So ai percebi que acho que ainda a amo

e isso esta afetando minha vida no geral,

já perdi 7 kilos, minha auto estima sexual foi por água abaixo e não sei o que fazer

Hoje estou a 3 anos casado e tenho 2 filhos um de 10 que foi um filho fora do casamento e agora 1 com 1 ano.

Meu pesamento e de ir embora e voltar com minha ex mulher mas estou confuso e o principal motivo de nao ter ido embora e pelo filho mas novo de 1 ano.

Estou confuso e nao sei o que fazer nem que decisão tomar.

A melhor resposta 7 MAI 2017

Olá, Alexandre,

Me parece que sua vida amorosa foi marcada por indecisões. Geralmente não fazemos boas escolhas, ou nos arrependemos, porque não nos conhecemos muito bem, não sendo possível sabermos o que é bom para nós.

É importante você ter esse conhecimento de si. Entender o porquê de ter traído sua esposa em primeiro lugar. O que te atraiu em sua amante? O que te leva a querer voltar para sua ex? Por que perdeu o interesse em sua atual esposa (e que te fez abandonar a anterior)? Essas são só algumas perguntas, e as respostas provavelmente não são óbvias. Seria interessante você procurar um psicólogo para aprender sobre o que sente, e as razões para se sentir assim.

Essa confusão vai continuar te afetando, mesmo depois de qualquer decisão que tomar. Sem entender o que está por trás de seu comportamento, você provavelmente irá continuar se repetindo. E não é só você que está sofrendo. Sua atual esposa provavelmente sofre com essa indecisão. A situação também vai se refletir em seus filhos. Sua ex tem o direito de viver a vida dela, você a procurando nesse estado só fará mal, e você não quer isso se realmente a ama.

Dessa forma, primeiro busque ajuda de um profissional. Você precisa entender de verdade o que se passa contigo. Quando você se sentir melhor, irá pensar com mais clareza, e poderá agir de maneiras que não prejudiquem as pessoas à sua volta. Ao se conhecer, poderá se aceitar, e inclusive poderá explorar outras formas de se relacionar com quem ama.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Edvaldo Colen Psicólogo em São Paulo

35 respostas

8 MAI 2017

Olá Alexandre!
O problema que você está passando é comum a muitas pessoas.
Quando você fala que sofreu ao se dar´conta que sua primeira esposa está saindo com outras pessoas, pode não significar que era ela que você amava. Pode ser apenas uma angustia devido a perda. Ou pode ser que de fato você a amava, e ao se envolver em uma paixão, agiu por impulso trocando a segunda mulher pela primeira. Hoje você está em uma segunda união, com filhos, etc. Para evitar que se separe da segunda sem uma melhor reflexão, analise a partir das seguintes perguntas:
a) Quais características você aprecia em uma mulher?
b)Quais dessas características sua atual mulher possui?
c) Quais as afinidades (atividades que vocês gostam de fazer juntos, valores, etc.) existem entre vocês?
Estas são perguntas que devemos nos fazer quando se trata de relacionamento a longo prazo. Os sentimentos são importantes. Paixão faz parte da vida, pode impulsionar o incio de novos relacionamentos, mas não é tudo. Com o passar do tempo passa. O que facilitará um relacionamento duradouro, são as apreciações que temos por nossas parceiras, afinidades, etc. Por isso, considere as perguntas que te fiz. Pode ser que você precise de um atendimento profissional para te ajudar neste momento delicado da sua vida. Caso sinta necessidade, procure, valerá a pena!
Att,
Eriberto Lemos.

Eriberto Lemos Psicólogo em Belo Horizonte

50 respostas

7 MAI 2017

Olá Alexandre!
Antes de tomar qualquer decisão é fundamental que procure ajuda de um psicólogo para que possa compreender todas as suas emoções, refletir sobre decisões passadas, sobre o momento atual e desta forma, se fortalecer emocionalmente e sentir-se mais seguro para tomar um novo direcionamento.
Vale ressaltar que mesmo reatando com sua ex esposa, este sentimento pode persistir, por isso, não deixe de procurar apoio profissional.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo